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http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2FDL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Monica Medeiros Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Cristina Carvalho Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.creator | Márcia Regina Fabiano Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T21:34:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T21:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2FDL | - |
dc.description.abstract | Creato nel 1998 dal Comune di Belo Horizonte, lArena della Cultura si organizza come politica pubblica per il decentramento culturale e principale iniziativa di formazione sviluppata dalla Fondazione Municipal di Cultura (FMC). Guidata dallobiettivo di salvaguardare i diritti culturali per mezzo della democratizzazione e l universalizzazione dellaccesso alle arti e alla cultura, lArena si distingue per la sua proposta politico-pedagogica e, dal 2014, prende parte nella Scuola Libera dArti (ELA), come punto di riferimento per le sue ulteriori azioni. Questa dissertazione per la laurea magistrale ha come tema i rapporti tra la prattica della creazione in danza e la propulsione di una possibile condizione di autonomia in questo contesto formativo dove le differenze sono intraviste come valore e potenza e si vuole coniugare, di forma dinamica, lindividuale ed il colletivo. Il processo di ricerca ha compreso lindagine documentale, losservazione diretta e interviste a profissionisti che presero e prendono parte allArena della Cultura; tra loro docenti dellarea di Danza considerati insegnanti-artisti-ricercatori. Il testo presenta il percorso dellArena della Cultura segnalato dallinstabilità e resistenza, e distacca lapproccio per linsegnamento di danza che, rivolto ad un pubblico diverso, si contrappone a concezioni elitisti ed escludenti che, storicamente, si perpetuano in questambito. Tenendo in conto il suo carattere estetico, etico e politico, la creazione in danza è qui intrecciata alla costruzione di conoscenze, al coltivo dellemancipazione e allampliamento delle interrelazioni del soggetto con e nel mondo. Così, lesercizio dellinventività nello spazio comunitario di formazione e trasformazione è visto come prassi collaborativa che, coinvolgendo nozioni di incompiutezza, dialogia, convivenza e condivizione, invita al (ri)conoscimento e allespressione di sè. | pt_BR |
dc.description.resumo | Criado em 1998 pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Arena da Cultura configura-se como política pública para a descentralização cultural e principal iniciativa de formação desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura (FMC). Norteado pelo objetivo de resguardar os direitos culturais por meio da democratização e universalização do acesso às artes e à cultura, o Arena vem se destacando por sua proposta político-pedagógica e, em 2014, passou a compor a Escola Livre de Artes (ELA), tornando-se referência para as suas demais ações. Esta dissertação tem como tema as relações entre a prática da criação em dança e a propulsão de um possível estado de autonomia nesse contexto formativo no qual as diferenças são vislumbradas como valor e potência e busca-se conjugar, de forma dinâmica, o individual e o coletivo. O processo de investigação abarcou pesquisa documental, observação direta e entrevistas a profissionais que atuaram e atuam no Arena, entre eles/elas docentes de sua equipe de dança considerados/as professores/as-artistas-pesquisadores/as. O texto apresenta a trajetória do Arena da Cultura, marcada pela instabilidade e pela resistência, e destaca a edificação de uma abordagem para o ensinoaprendizagem em dança que, voltada para um público diverso, se contrapõe a concepções elitistas e excludentes que, historicamente, se perpetuam nesta área. Relevando seu viés estético, ético e político, a criação em dança é aqui entrelaçada à construção de conhecimentos, ao cultivo da emancipação e à ampliação das inter-relações do sujeito com e no mundo. Assim, o exercício da inventividade no espaço comunitário de formação e transformação é percebido como práxis colaborativa que, associada a noções de inacabamento, dialogicidade, convivência e partilha, convida ao (re)conhecimento e à pronúncia de si. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criação em dança | pt_BR |
dc.subject | Arena da Cultura | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Dança Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Projetos culturais | pt_BR |
dc.title | A criação em dança e a impulsão da autonomia no Arena da Cultura | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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