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dc.contributor.advisor1Maurício Silva Ginopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Carvalho Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Lucia Gouvea Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee3Isabel Cristina Vieira Coimbra Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Ronaldo Luiz Nagempt_BR
dc.creatorSiane Paula de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T19:07:26Z-
dc.date.available2019-08-11T19:07:26Z-
dc.date.issued2017-11-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2FSP-
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the development of methodologies in teaching-learning to teaching performance in Arts/Dance. To this, propose three learning objects to delineate and evaluate three destined to the discipline Anatomy for the Movement of the Degree in Dance ofthe School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais (EBA/UFMG). The didactic material consists of digital game Monte o Esqueleto (MOE) and two move players Tipos de Articulações Sinoviais (TAS) and Coordenação Motora (COM). In this way, this research was characterized for two distinct phases. In the first one, it was necessary todelineate (and to produce) these learning objects obtaining as main reference the theoretical constructs on analogies and metaphors of George Lakoff and Mark Johnson (2002), as well as some chosen concepts of Human Anatomy addressed in the discipline on the perspective of Somatic Education. The next phase consisted of the evaluation process of these materials given in a first instance about the identification of the conceptual metaphors in the objects produced in order to verify if the intended concepts were properly represented. And thesecond evaluation regarding data collected in the classroom that seek to verify the possible contributions or limitations of learning objects produced in the teaching-learning process of the discipline. The latter involved the application of a semistructured interview with theteacher of the discipline and a questionnaire and focus group with the students, in order to ascertain the impacts in this process in a perspective both group and more individualized. The data were analyzed based on the concept of embodiment (GIBBS, 2005) in order tounderstand the process of "incorporation" of the contents of learning objects under study. Thus, the research aims to enlarge contemporary conceptions about the possibilities of resources and didactic practices in Dance Padagogy Graduate.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre o desenvolvimento de metodologias de ensinoaprendizagem no âmbito da atuação docente em Artes/Dança. Para isso, propõe-se três objetos de aprendizagem destinados à disciplina Anatomia para o Movimento do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). O material didático é composto pelo jogo digital Monte o Esqueleto (MOE) e os players de vídeo Tipos de Articulações Sinoviais (TAS) e Coordenação Motora (COM). Dessa forma, a pesquisa se destacou por duas fases distintas. Na primeira, necessitou-sedelinear (e produzir) estes objetos de aprendizagem obtendo como principal referência os constructos teóricos sobre analogias e metáforas de George Lakoff e Mark Johnson (2002), bem como alguns conceitos de Anatomia Humana abordados na disciplina sobre a perspectivada Educação Somática. A próxima fase se constituiu pelo processo de avaliação desses materiais dada em uma primeira instância sobre a identificação das metáforas conceituais nos objetos produzidos, a fim de verificar se os conceitos pretendidos foram devidamente representados. E a segunda avaliação refere-se aos dados coletados em sala de aula, que buscam constatar as possíveis contribuições ou limitações dos objetos de aprendizagem produzidos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Esta última contou com aaplicação de uma entrevista semiestruturada com a professora da disciplina e de um questionário e grupo focal com os alunos, com o propósito de averiguar os impactos nesse processo em uma perspectiva tanto grupal quanto mais individualizada. Os dados foramanalisados a partir do conceito de embodiment (GIBBS, 2005) a fim de se compreender o conteúdos dos objetos de aprendizagem propostos. Nesse sentido, este estudo intenta ampliar concepções contemporâneas acerca das possibilidades de recursos e práticas didáticas na formação docente em Dança no ensino superior.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalogias e metáforaspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAnatomia para o movimentopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEmbodimentpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem Metodologiapt_BR
dc.subject.otherEducação do movimentopt_BR
dc.subject.otherAnalogia (Lógica)pt_BR
dc.subject.otherDança Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMOE, TAS e COM: delineamento e avaliação de objetos de aprendizagem em anatomia para o movimentopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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