Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDXHAD
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Matrizes autorais na animação brasileira: identificando a recorrência de características gráficas singulares no desenho do artista animador |
Autor(es): | Simon Pedro Brethe |
Primeiro Orientador: | Maurício Silva Gino |
Primeiro membro da banca : | Antonio Cesar Fialho de Sousa |
Segundo membro da banca: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
Terceiro membro da banca: | Siane Paula de Araújo |
Quarto membro da banca: | Soraia Nogueira Garabini |
Resumo: | Uma das caracteristicas dos filmes de animacao brasileiros e a diversidade de propostas visuais, esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a formacao de matrizes autorias a partir da identificacao de caracteristicas graficas singulares recorrentes no desenho de animacao, observadas no conjunto da obra de alguns artistas animadores brasileiros. A pesquisa se dividiu em tres partes. No primeiro capitulo, tratou-se da fundamentacao teorica em torno dasideias da criacao artistica, pautadas nas reflexoes da artista e pesquisadora Fayga Ostrower, que discorre sobre o papel dos contextos experienciados pelo artista como modeladores da suaindividualidade e influenciadores da sua criacao artistica. Assim, foi proposto um metodo de analise para identificar aspectos graficos singulares no desenho de animacao baseado nas ideias da autora. O metodo considera a observacao primaria da maneira como o artistaanimador desenha os elementos graficos fundamentais da linguagem visual (ponto, linha, forma superficie e cor), associando-os a tres fatores agregadores: o cultural e o referencial artistico de interesse, sustentados pela compreensao tecnica. Alem disso, foi realizado comquatro artistas um teste de reproducao de desenho de referencia em quatro condicoes diferentes, a fim de demonstrar a singularidade grafica por meio do modo como cada um desenha e articula os elementos graficos fundamentais. No segundo capitulo, buscou-se definir os conceitos de autoral e matriz a partir dos autores Marina Estela Graca e Jean-Claude Bernardet e Marcos Buccine, estudiosos da animacao experimental, da autoria no cinema e do cinema de animacao independente respectivamente. Foi analisada a recorrencia decaracteristicas graficas singulares no desenho de animacao dos filmes autorais do animador brasileiro Marcelo Marao a fim de exemplificar a ideia de matriz autoral no contexto da animacao brasileira. No terceiro capitulo, foram feitas analises das obras de dois animadoresbrasileiros, o mineiro Jackson Abacatu e o goiano Wesley Rodrigues, para demonstrar o processo de desenvolvimento da matriz autoral desses artistas. Nas consideracoes finais, buscou-se fazer uma reflexao sobre questoes envolvendo a criacao do artista animador autoral e o contexto no qual ele esta inserido, ou seja, o mercado do Cinema de Animacao brasileiro. |
Abstract: | Considering that one of the characteristics of Brazilian animated films is the diversity of visual proposals, this research aims to show the formation of authoring matrices from the identification of singular graphic characteristics recurrent in the animation design, observed in the set of the work of some artists Brazilian animators. The research was divided into three parts. The first chapter was traded about theoretical basis for the ideas of artistic creation, based on the reflections of the artist and researcher Fayga Ostrower, which discusses the role of the contexts experienced by the artist as modellers of their individuality and influencers of their artistic creation. Thus, a method of analysis was proposed to identify unique graphic aspects in the animation design based on the author's ideas. The method considers the primaryobservation of the way in which the animator draws the fundamental graphic elements of visual language (dot, line, surface and color), associating them with three aggregating factors: cultural and artistic reference of interest, supported by technical understanding. In addition, afour-artist a test of reproduction of a drawing that was applied to four artists in four different conditions to demonstrate graphic uniqueness through the way each one designs articulates the fundamental graphic elements. In the second chapter, we sought to define the concept ofauthor and matrix from the authors Marina Estela Graca and Jean-Claude Bernardet, students of experimental animation and authorship in the cinema respectively. It was analyzed the recurrence of singular graphic characteristics in the animation design of the Brazilian author Marcelo Marao 's copyrighted films in order to exemplify the idea of author' s matrix in the context of Brazilian animation. In the third chapter, the analyzes were made of the works of two Brazilian animators, the miner Jackson Abacatu and the Goiano Wesley Rodrigues, to demonstrate the process of development of the author's matrix of these artists. In the finalconsiderations, we sought to reflect on issues involving the creation of the author animator and the context in which he is inserted, that is, in the Brazilian animated film market. |
Assunto: | Animação por computador Animação (Cinematografia) brasileira Cinema brasileiro Produção e direção Desenho por computador Artistas brasileiros Criação (Literária, artística, etc) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDXHAD |
Data do documento: | 18-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_vers_o_final_simon_brethe.pdf | 28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.