Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MAPO-7R5Q4B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Influência da adição de vanádio nas propriedades mecânicas de aços médio teor de carbono para beneficiamento
Autor(es): Gustavo Levy Canaan
primer Tutor: Geralda Cristina Durães de Godoy
primer Co-tutor: Francisco José Martins Boratto
primer miembro del tribunal : Berenice Mendonca Gonzalez
Segundo miembro del tribunal: Fabio da Silva Borchardt
Tercer miembro del tribunal: José Martins Boratto
Resumen: A variação das propriedades mecânicas de dois aços nas várias etapas de fabricação de molas de suspensão foi caracterizada comparativamente neste trabalho com o objetivo de se determinar a influência da adição de vanádio neste fenômeno. Este trabalho também determinou as melhores condições de revenimento deste aço com composição química modificada que otimizem o valor das propriedades mecânicas desejadas. Amostras foram retiradas de cada etapa de fabricação da mola e as propriedades mecânicas de tração e dureza foram medidas. O tratamento de revenimento das amostras temperadas foi feito em várias temperaturas objetivando avaliar a ocorrência de endurecimento secundário. O estudo foi feito de forma comparativa analisando-se simultaneamente o aço com composição química modificada em relação ao aço com composição química padrão. Foram ainda efetuados ensaios dilatométricos nas amostras dos dois tipos de aços visando determinar as temperaturas de transformações de fase e melhor entendimento do processo de revenimento. A microestrutura do aço foi caracterizada por microscopia ótica e as superfícies de fratura relativas às diferentes condições de tratamento foram analisadas com estereoscópio e através de microscopia eletrônica de varredura (MEV), para caracterização de seus aspectos macro e microscópicos, respectivamente, visando à identificação dos mecanismos de fratura relativos às diferentes condições de tratamento térmico. Os resultados obtidos evidenciaram que a adição de vanádio é um método eficiente quando se deseja aumentar a resistência mecânica das molas de suspensão sem prejuízo das propriedades de ductilidade. Com isso, torna-se possível a fabricação destes componentes mecânicos mais leves reduzindo, consequentemente, o peso dos automóveis, fato que vem sendo uma demanda constante da indústria automotiva.
Abstract: This work contributes to the understanding of the variation in the mechanical properties in all processes of the suspension springs production if the steel chemical composition have been modified. It studied the change in the chemical composition of high carbonsteel alloyed with Cr and Si through the vanadium addition working as a microalloying element. These processes include the wire rod production, the drawn bar fabrication and the suspension spring coiling in the quenched and tempered condition. This work evaluated the better conditions of the tempering treatment for this steel withmodified chemical composition to optimize the desired mechanical properties. The specimens were obtained in each single process of spring production and the mechanical properties and hardness properties were measured. The tempering treatment of the quenched samples was made in several temperatures to evaluate theoccurrence of secondary hardening. The tests were done in a comparative way, analyzing simultaneously the chemical composition modified steel and the standard chemical composition steel.Dilatometric tests were done in the specimens to measure the phase transformation temperatures and to better knowledge of the tempering process. The steel microstructure was characterized by optical microscopy and the fracture surfaces related to the different treatments were analyzed by stereoscopy and scanning electron microscopy (SEM), to characterize their macro and microscopic aspects, respectively, aiming to identify the fracture mechanisms related to the different conditions of thermal treatment. The results have shown that the vanadium addition is an effective method to improve the mechanical strength of the suspensions springs without ductility loss. So, it will be possible to produce these mechanical components with lower weight, reducing theautomobiles total weight, a request of the automotive industry.
Asunto: Metalurgia física
Aço Propriedades mecanicas
Engenharia metalúrgica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MAPO-7R5Q4B
Fecha del documento: 11-mar-2007
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1029m.pdf4.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.