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dc.contributor.advisor1Eduardo Luiz Goncalves Rios Netopt_BR
dc.contributor.referee1Jose Alberto Magno de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Juliana de Lucena Ruas Rianipt_BR
dc.creatorGilberto Mariano Nortept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:08:40Z-
dc.date.available2019-08-10T10:08:40Z-
dc.date.issued2006-08-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VTGM2-
dc.description.resumoDesde 1975, ano da independência nacional, do ponto de vista quantitativo, Moçambique tem registrado, ainda que de forma tímida e pouco consistente, melhorias em alguns indicadores educacionais, como por exemplo, o analfabetismo e a freqüência escolar. Entretanto, a despeito dessa melhoria geral, verificam-se desigualdades regionais nas oportunidades educacionais.Este trabalho tem por objetivo analisar o nível e o padrão dessa desigualdade tendo com referência alguns fatores familiares. Outrossim, visa apontar os principais determinantes familiares e socioeconômicos da freqüência escolar, do analfabetismo e da progressão escolar.Os resultados indicam diferenças regionais na relação entre os fatores familiares e os indicadores educacionais analisados, sendo a região Norte a mais desfavorecida em termos de oportunidades educacionais. Nela, as crianças oriundas de famílias de baixo nível educacional e econômico são as mais penalizadas. Entretanto, as que residem no Sul parece não serem tão penalizados na sua escolaridade como conseqüência do baixo nível educacional e socioeconômico familiar.Com relação à análise dos determinantes, os resultados mostram um forte efeito dos fatores socioeconômicos, nomeadamente, escolaridade da mãe, escolaridade do chefe e nível econômico familiar nos indicadores educacionais. Paralelamente a estes, fatores de estrutura familiar e culturais, tais como, a orfandade, nível de parentesco com chefe do domicílio, sexo do chefe do domicílio e língua materna, de forma robusta, também demonstram ter impacto considerável sobre os indicadores educacionais. Em relação à língua materna, filhos de mães cuja língua materna é o português desfrutam de melhores indicadores educacionais. Todavia, quando se analisa a interação da língua materna com a escolaridade da mãe, a língua materna não parece ser tão importante para explicar as diferenças educacionais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectPopulaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Moçambique 2003pt_BR
dc.subject.otherMoçambique População 2003pt_BR
dc.subject.otherEducação Moçambique Disparidades regionaispt_BR
dc.titleEscolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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