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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para previsão de vida de eixos de mandris de bobinadeiras de laminação a frio submetidos a danos acumulados por fadiga
Authors: Sergio Rolla Guimaraes
First Advisor: Antonio Eustaquio de M Pertence
First Referee: Paulo Roberto Cetlin
Second Referee: Haroldo Beria Campos
Third Referee: GUSTAVO LUIZ CHAGAS MANHAES DE ABREU
Abstract: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma metodologia para previsão de vida de eixos de mandris de bobinadeiras de laminação a frio, submetidos a danos acumulados por fadiga. A metodologia proposta baseia-se no acúmulo de danos por fadiga da peça, onde o histórico cronológico do carregamento e as características físicas e geométricas do eixo do mandril são introduzidos no modelo de previsão de vida. A regra linear de danos cumulativos de Miner é utilizada para quantificar o dano à fadiga do eixo do mandril provocado por cada bobina processada. O objetivo principal deste trabalho é o de propor uma metodologia para ser aplicada pela manutenção como ferramenta de controle na estimativa de vida de eixos de mandris submetidos a danos acumulados por fadiga, a partir do histórico de carregamento e das características físicas e geométricas do eixo. A metodologia foi aplicada inicialmente em dois casos experimentais para ajuste e verificação da adequação do modelo. Foi observado que o tipo e seqüência de carregamento exercem influência significativa no resultado do dano final acumulado e no grau de ajuste ao modelo linear proposto. Para os casos com carregamentos mais próximos do limite de fadiga da seção crítica do eixo, observou-se uma melhor adequação ao modelo linear. A aplicação da metodologia foi validada em um terceiro caso, onde o eixo foi retirado para inspeção durante o período de vida útil. Foi realizada também uma análise de viabilidade, em um quarto caso, onde se demonstra os benefícios atingidos com aplicação da metodologia, tendo em vista a alta margem de contribuição dos aços planos e o tempo de parada envolvido. A adoção desta metodologia pela área de manutenção permitirá o cálculo da previsão da vida útil dos eixos, funcionando como um método de controle que poderá orientar as ações da manutenção, quanto aos eixos de mandris.
Abstract: This work presents the development of a methodology to predict the useful life of mandrel shafts from cold rolling coilers, submitted to cumulative damage due to fatigue. The proposed methodology is based on the accumulation of damages due to fatigue on the piece, where theloads chronological history and the mandrel shafts physical and geometric characteristics are introduced in the life prediction model. Miners rule is used to quantify the fatigue damage on the mandrel shaft caused by each processed coil. The main purpose of this work isto propose a methodology to be applied by maintenance as a control tool to estimate the useful life of mandrel shafts submitted to fatigue damage accumulation, based on the load history and on the shafts physical and geometric characteristics. The methodology was initially applied to two experimental cases in order to adjust and check the suitability of themodel. It was observed that the type and load sequence have a significant influence on the result of the accumulated final damage and on the degree of adjustment to the proposed linear model. For cases with loads closer to the fatigue limit of the shafts critical section, it wasobserved a better suitability to the linear model. The application of the methodology was validated in a third case, where the shaft was removed for inspection during its useful life. A feasibility study was also accomplished, as a fourth case, where the achieved benefits aredemonstrated using the methodology, taking into consideration the high contribution margin of flat products and the shutdown involved time. The adoption of this methodology by maintenance sector will enable the calculation of predicted useful life of shafts, serving as a control method that may guide the maintenance actions regarding mandrels shafts.
Subject: Fadiga
Projetos mecânicos
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6NKQ
Issue Date: 5-Feb-2009
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