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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ler e navegar.gov.br: experiências de interação em um portal de transparência
Authors: Ranielli Santos de Azevedo
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Carlos Frederico de Brito D Andrea
Second Referee: Francis Arthuso Paiva
Abstract: Investigamos experiências de interação para entender como o modo de apresentação do conteúdo do Portal da Transparência do Governo Federal interfere na leitura e navegação de leitores/usuários. A partir da contribuição de alguns estudos sobre leitura (COSCARELLI, 2002, 2003, 2007; KLEIMAN, 1995; DELLISOLA, 2001; KOCH e ELIAS, 2008) levantamos diversos aspectos e habilidades importantes para a tarefa de ler. Quanto à leitura em ambiente digital, concluímos que as mudanças estão relacionadas ao campo das operações com a interface e não com as habilidades necessárias para que o leitor compreenda um texto (COSCARELLI, 2006; RIBEIRO, 2005, 2009). Nesse sentido, entender os mecanismos envolvidos na navegação, tornou-se fundamental. Levantamos os estudos referentes à multimodalidade, composição do design visual (KRESS, 2004; KRESS e LEEUWEN, 2006) e heurísticas de usabilidade (NIELSEN, 2005) para averiguar como os códigos e elementos visuais que compõem um determinado conteúdo influenciam os processos de leitura e navegação. Desenvolvemos testes de interação com 10 sujeitos que leram e navegaram por diversas páginas do portal em estudo para responder uma lista de tarefas. Essas tarefas permitiram a análise de experiências de busca e compreensão de informações. A partir desse teste, concluímos que o modo de apresentação do conteúdo do portal interfere na leitura e navegação através dos meios selecionados para a transmissão da mensagem. Neste caso, os meios que interferiram grandemente estão relacionados ao tipo de vocabulário, aos elementos e códigos visuais (KRESS e LEEUWEN, 2006) que compõem o portal e a arquitetura da informação. Nossos leitores/usuários encontraram muitos entraves e demonstraram alto nível de ansiedade e irritação ao tentarem encontrar e compreender as informações. Diante dos dados, afirmamos que o aproveitamento da interação entre leitores/usuários e o Portal da Tranparência pode e deve ser ampliado. Na realidade, os problemas na leitura e navegação durante os testes foram consequência, não apenas de falhas na composição visual, arquitetura da informação e tipo de linguagem selecionada (muito técnica), mas também de algumas deficiências quanto às habilidades de navegação e leitura por parte dos cidadãos leitores/usuários. Concluímos que o Portal da Transparência é um importante instrumento de participação política e social, mas é apenas um recurso, precisa passar por reformulações para atingir o público ao qual se direciona, precisa de um governo realmente interessado em manter uma relação de transparência com a população e precisa ainda de um público empenhado e em condições de desenvolver os letramentos necessários para as efetivas leitura, navegação, fiscalização e participação política.
Abstract: We investigated interaction experiences in order to understand how the format of information presentation of the Transparency Portal of the Federal Government interferes in how readers/users read and navigate at this environment. Taking as a starting point, the contribution of some studies about reading (COSCARELLI, 2002, 2003, 2007; KLEIMAN, 1995; DELLISOLA, 2001; KOCH e ELIAS, 2008), we raised many aspects and important abilities to the task of reading. When it comes to reading in digital space, we have concluded that changes are related to the operations with the interface and not, necessarily to the abilities of the reader to understand a text (COSCARELLI, 2006; RIBEIRO, 2005, 2009). Taking this into consideration, it has become essential to us to understand the mechanism involved in navigation. So, we have searched studies referring to the multimodality, visual design composition (KRESS, 2004; KRESS e LEEUWEN, 2006) and heuristics of usability (NIELSEN, 2005) to ascertain how codes and visual elements that compose a determined content influence reading and navigation processes. We have developed interaction tests with ten subjects that read and navigated by many pages of the portal in study to solve a list of tasks. Those tasks allowed the analysis of experiences of researching and comprehension of information. From this test, we have concluded that the format of presentation of the contents of the portal interferes in reading and navigation processes depending on the selected means to the transmission of the message. In this case, the means that interfered enormously are related to the vocabulary and to the visual codes and elements (KRESS e LEEUWEN, 2006) that compose the portal and the architecture of information. Our readers/users faced a lot of difficulties and demonstrated a high level of anxiety and irritation when trying to find and comprehend the information. Based on these results, we assert that the interaction performance between readers/users and the Transparency Portal can and must be extended. As a matter of fact, the problems in reading and navigation during the tests were consequence of fails in the visual composition, arquitecture of information and kind of selected language (too technical), but also of some deficiencies in the navigation and reading abilities by part of the citizens readers/users. We have concluded that the Transparency Portal is an important instrument of political and social participation, but it is just one of the resources, it needs to pass by reformulations to reach the public to which it is directed to, it needs a government really interested in keeping a transparency relation with the population and it also needs a committed public that had developed the necessary literacies to the effective reading, navigation, fiscalization and political participation.
Subject: Leitura
Compreensão na leitura
Leitores Reação crítica Efeito de inovações tecnológicas
Brasil Controladoria Geral da União Portal da Transparência do Governo Federal
Mídia digital
Interfaces gráficas de usuário (Sistema de computador)
Cognição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9B3PEA
Issue Date: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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