Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
Authors: Marcos Daniel do Amor Divino
First Advisor: Helcira Maria Rodrigues de Lima
First Co-advisor: Elcio Loureiro Cornelsen
First Referee: Elcio Loureiro Cornelsen
Second Referee: Joao Bosco Cabral dos Santos
Third Referee: Emilia Mendes Lopes
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social.
Abstract: This dissertation aims at verifying how stereotypical representations of Germans living in Brazil about their own culture manifest discursively. We have analyzed such perceptions in terms of value (positive, negative or neutral) and if they are understood by the research participants as being associated with the German culture. The data collected through an onlinequestionnaire is both quantitative and qualitative. We have also studied the definitions of the terms stereotype, cliché, stencil (poncif), common sense (idées recues or doxa), common place (topos), prototype, social representations, representational impression (ethos), reputation(previous ethos), imaginary, identity and culture, verifying the existence of relations to the term stereotype. In addition to that, we have developed two models the cultural data bundle and a model for the cultural knowledge , to explain our understanding of the functioning of culture and its way of spreading. Based on that we have tried to understand how theintercultural experience would affect the knowledge of the individual and how it would be projected in the discourse. We have also aimed at elaborating possible origins of some stereotypes associated with the German culture. To achieve our goals we have used multipleareas of knowledge, mainly the ones encompassed by Linguistics, Anthropology, History, Neurosciences, Sociology and Social Psychology.
Subject: Lingüística
Análise do discurso
Estereótipo (Psicologia)
Cultura
Alemães
Identidade (Psicologia)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B
Issue Date: 28-Jun-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1553m.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.