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http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BLNFK
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Efeito do significado sobre acurácia e tempo de resposta na comparação de segmentos |
Autor(es): | Cibelle de Mesquita Duarte |
Primeiro Orientador: | Rui Rothe-neves |
Primeiro membro da banca : | Ricardo Augusto de Souza |
Segundo membro da banca: | Laudino Roces Rodrigues |
Resumo: | A percepção da fala é concebida como uma fase que antecede o acesso lexical, mas há divergências entre teorias a respeito dessa relação. Algumas consideram essa sequência como processos isolados um do outro, enquanto outras defendem que são processos interativos, que acontecem simultânea ou iterativamente. No entanto, não existem evidências suficientes para escolher o modelo ideal. Nesta dissertação testou-se se conhecer o significado de uma palavra pode influenciar a capacidade de discriminar sons nela presentes. A pesquisa foi dividida em três partes: estudo preliminar para seleção de itens, primeira coleta e segunda coleta. A etapa inicial teve como objetivo selecionar o melhor conjunto de pares de pseudopalavras monossilábicas para construir uma tarefa em que se investiga a capacidade de discriminar consoantes em posição de ataque na sílaba. Na primeira e segunda coletas investigou-se a capacidade de comparar consoantes em posição de ataque na sílaba antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de uma fase de treino em que se atribuíram significados à metade das pseudopalavras da tarefa. Entre pré-teste e pós-teste verificou-se a aprendizagem dos significados por meio de uma tarefa específica e apenas os sujeitos que obtiveram 80% ou mais de acerto foram incluídos na análise comparativa entre pré-teste e pós-teste. Tanto na primeira quanto na segunda coletas obteve-se efeito de treino na comparação de segmentos, com redução do tempo de resposta e aumento da acurácia (percentagem de acertos), mas não houve diferença entre pseudopalavras a que se atribuíram ou não significados. Conclusão: Conhecer o significado de uma palavra não influencia a capacidade de discriminar sons nela presentes. |
Abstract: | Speech perception is conceived as a phase previous to lexical access. However, there is divergence among theories concerning this relationship. Some of them think of this sequence as being made of isolated processes, whereas others support that the processes are interactive and perform simultaneous or interactively. Nonetheless, there is not enough evidence to choose the ideal model. In this Masters thesis we tested if knowing the meaning of a word could influence the capacity of discriminating its sounds. The research was divided into three parts: a preliminary study to select items, the first data collection and the second data collection. The initial stage aimed at selecting the best set of pairs of monosyllabic pseudowords in order to make a task in which the capacity of discriminating consonants in the onset position of the syllable could be investigated. In the first and second data collections we investigated the capacity of comparing consonants in the onset position of the syllable before (pre-test) and after (post-test) a phase of training in which we assigned meaning to half the pseudowords of the task. The learning of meanings was verified between the pre-test and the post-test by using a specific task and only the subjects who scored 80% or more were included in the comparative analysis between the pre-test and the post-test. Both first and second data collections showed training effect in the comparison of segments, with a reduction in response time and an increase in accuracy (percentage of correct answers); however, there was no difference between the pseudowords which we assigned meanings to and those which we did not. Conclusion: Knowing the meaning of a word does not influence the capacity of discriminating its sounds. |
Assunto: | Percepção auditiva Fonética acústica Atos de fala (Lingüística) Sons da fala Percepção da fala Significação (Linguística) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BLNFK |
Data do documento: | 2-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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