Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9D2MMU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aderlande Pereira Ferrazpt_BR
dc.contributor.referee1Evelyne Jeanne A A M D Madureirapt_BR
dc.contributor.referee2Elis de Almeida Cardoso Carettapt_BR
dc.creatorRenise Cristina Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:00:08Z-
dc.date.available2019-08-14T12:00:08Z-
dc.date.issued2013-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9D2MMU-
dc.description.abstractThis qualitative-type research aims at highlighting, based on emerging texts found in the social net Facebook, the importance of the word-formation processes to the teaching of the Portuguese language and at confirming the creation of new words as a recurring condition on the virtual environment. To do so, the research characterizes the emerging virtual texts and the use of the language in such environments. After that, it describes Facebook and analyses the social net and how its members use the Portuguese language when connected. Following that, there is an approach to the transformations created by media technologies on society and how such social changes stimulate linguistic variations. The central purpose of this research is to identify and describe the neologisms found in the messages written on Facebook in order to, from an analysis and classification of these units, think about the impact they create in the teaching of the Portuguese language. The lexicographic principle of the dictionary register was used to delimit the neologisms. On this perspective, a neologism is a lexical item which is still not found in the dictionary. With this research it was possible to verify that there are numerous methods of word-formation on Facebook and that the graphic variation is the most frequent kind. Hence, it was also made a reflection about the importance of the neologisms on Portuguese language classroom considering the emerging virtual genres as a tool to be used in the teaching of the mother tongue.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, visa destacar, por meio dos textos emergentes presentes na rede social Facebook, a importância dos processos de formação de palavras para o ensino de língua portuguesa, bem como evidenciar a criação de palavras novas como situação recorrente nesse ambiente virtual. Para tanto, procurou-se caracterizar os textos virtuais emergentes e também o emprego linguístico ali adotado. Em seguida, apresentou-se uma descrição do Facebook, identificando, de modo geral, como é o funcionamento desta rede social, os seus usuários e o tipo de uso que estes fazem da língua portuguesa quando conectados à rede. Segue-se a isso uma abordagem sobre as transformações que as tecnologias midiáticas geram na sociedade e de que maneira tais transformações sociais motivam variações linguísticas. O objetivo central da pesquisa foi identificar e descrever os neologismos presentes nas mensagens escritas no ambiente do Facebook para, a partir da análise e classificação das unidades neológicas, refletir sobre o seu impacto no ensino de língua portuguesa. Para a delimitação da palavra neológica, adotou-se o critério lexicográfico, de registro dicionarístico, considerando como neologismo o item lexical que ainda não foi dicionarizado. Com a realização da pesquisa, foi possível verificar que, na rede social Facebook, há ocorrência de variados tipos de formação de palavras novas e que, entre os neologismos, o tipo mais frequente é aquele formado por variação gráfica. Assim, buscou-se também fazer uma reflexão sobre a importância dos neologismos na sala de aula de língua portuguesa, considerando os gêneros virtuais emergentes como material a ser aproveitado no ensino de língua materna.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeologismopt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectGêneros virtuais emergentespt_BR
dc.subjectCompetência lexicalpt_BR
dc.subject.otherMudanças lingüísticaspt_BR
dc.subject.otherFacebook (Recursos eletrônicos)pt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Lexicologiapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Formação de palavraspt_BR
dc.subject.otherLingua portuguesa Neologismospt_BR
dc.titleNeologismos lexicais em gênero textual emergente: análise de textos veiculados no facebookpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertac_a_o_renise_cristina_santos.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.