Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSMTW
Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação das provas de interpretação de texto com foco nas habilidades de leitura
Authors: Robson Santos de Carvalho
First Advisor: Regina Lucia Peret Dell Isola
First Referee: Sidnei Cursino Guimaraes Romao
Second Referee: Jeronimo Coura Sobrinho
Third Referee: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
metadata.dc.contributor.referee4: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Abstract: Nesta tese, investiga-se o desempenho de alunos em itens de provas de interpretação de textos, com foco nas habilidades de leitura, elaborados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante cursos de formação continuada realizados nas redes municipais de onze cidades do sul de Minas Gerais, no período de 2007 a 2011. As provas foram aplicadas a 2.306 alunos. No primeiro semestre de 2013, foram aplicados outros 392 itens de diferentes habilidades de leitura, a 138 alunos de duas escolas estaduais de Alfenas, MG. A pesquisa demonstra haver relações entre o desempenho dos alunos nos testes com o modo de construção dos itens que compõem tais avaliações. Com o objetivo de verificar a eficácia das avaliações como elemento norteador de ações pedagógicas voltadas para o domínio das habilidades de leitura, e de verificar quais as estratégias/ habilidades são mobilizadas pelos alunos para responderem às avaliações, esta pesquisa desenvolveu-se em duas etapas correspondentes a dois blocos de dados. No Bloco 1, foram analisados itens das provas de leitura, criadas conforme a matriz de referência de habilidades do SIMAVE, relacionadas aos aspectos textuais como as relações lógico-discursivas do texto, marcadas por conjunções, advérbios e outros conectivos; repetições ou retomadas, realizadas por pronomes, elipses e outros recursos de referenciação, as inferências globais e as inferências de sentido de palavras ou expressões contextualmente. O Bloco 2 é composto por itens de avaliação de habilidades de leitura criados por bolsistas do PIBID, da Unifal-MG, cujo foco foi a análise das habilidades/ estratégias utilizadas pelos alunos ao responderem ao teste. Estabeleceu-se assim o contraste entre os blocos de dados que evidenciou a mobilização de habilidades, conhecimentos, estratégias pelos alunos diante de itens de leitura, independentemente do seu modo de construção. Investigaram-se as habilidades de leitura avaliadas pelos professores nos testes que elaboraram; definiu-se o desempenho dos alunos por prova; identificou-se o desempenho dos alunos por habilidade; foram classificadas as habilidades de leitura por grau de dificuldade; e averiguaram-se as estratégias/ habilidades mobilizadas pelo aluno para responder aos itens. Sustentam as análises, as concepções de gênero, textualidade e textualização, advindas da Linguística Textual, além de referenciais teóricos sobre a avaliação. Os resultados atestam que as habilidades descritas na matriz de referência são imprescindíveis para se garantir a competência leitora dos estudantes; e apontam ainda a Avaliação Diagnóstica de Habilidades como instrumento privilegiado no processo de ensino da leitura na escola.
Abstract: This thesis investigates students performance in reading comprehension questions formulated by elementary school teachers, focusing on reading abilities. Such questions were created during continuing education courses that took place in public schools in 11 cities from the south of the state of Minas Gerais, from 2007 to 2011. These tests were given to 2,306 students. In the first quarter of 2013, 138 students from two state schools in Alfenas, MG, were given 392 questions to measure different reading skills. The research shows a relationship between the students performance and the way the questions were formulated. Aiming to assess the efficiency of tests as a guide element to pedagogical actions that focus on developing reading skills and to verify which are the strategies/skills used by students to answers the tests questions, this research was divided into two stages, corresponding to two data Groups. On the first Group, we analyzed questions from reading tests that were created according to the SIMAVE Skills Reference Matrix relating textual aspects such as a texts logical-discursive relations marked by conjunctions, adverbs and other connectives; repetitions or references made using pronouns, ellipses and other referencing resources; global inferences and contextual meaning inferences of words or expressions. The second Group was based on reading skills assessment questions created by students from UNIFAL-MG that participated in the PIBID program, focusing on the strategies/skills students used to answer such questions. A contrast between both data Groups was established, showing that the students used their skills, knowledge and strategies regardless of the way the questions were created. We investigated the reading skills that were evaluated by the tests the teachers had created, and we defined the students performance per test, and per skill. Reading abilities were classified by their degree of difficulty, and the strategies/abilities the students used to answer the questions were ascertained. The analyses, conceptions of kinds of texts, and the textuality and textualization are based on Text Linguistics and on academic references on assessment. The results show that the abilities mentioned on the SIMAVE skills reference matrix are indispensible to assure the students reading competence, and also indicate the Skills Diagnostic Assessment as a privileged tool in the process of teaching reading in schools.
Subject: Compreensão na leitura
Língua portuguesa Exames, questões, etc
Textualidade
Leitura Aprendizagem
Leitura Avaliação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSMTW
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_robson_santos_de_carvalho.pdf7.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.