Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPMSW
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A representação e a interação verbal e visual: uma análise de capas e reportagens de revistas na perspectiva da gramática sistêmico-funcional e da gramática do design visual
Autor(es): Zaira Bomfante dos Santos
Primeiro Orientador: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Primeiro membro da banca : Helcira Maria Rodrigues de Lima
Segundo membro da banca: Maria Beatriz Nascimento Decat
Terceiro membro da banca: Cláudio Márcio do Carmo
Quarto membro da banca: Viviane Maria Heberle
Resumo: Na era da informação, a disponibilidade cada vez maior de recursos de comunicação e a rápida expansão das tecnologias a serviço da informação e da ação social colocam o indivíduo diante da necessidade de compreender a multiplicidade de linguagens nos textos contemporâneos além de buscar estratégias efetivas para interagir e ganhar acesso à informação e dela fazer uso. Assim sendo, nesta tese, desenvolve-se uma análise de capas e reportagens de capa que versam sobre saúde, tendo em vista os aspectos multimodais da representação e da interação dos recursos que compõem o significado do texto como um todo. O objetivo deste estudo consiste em promover uma investigação da inter-relação da linguagem escrita com a linguagem visual na construção de significados ideacionais e interativos. A investigação dos potenciais de significação dos modos semióticos foi baseada na perspectiva teórica da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIEESSEN, 2004), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006) e da Multimodalidade (KRESS, 2010). A metodologia do trabalho baseia-se na aplicação da rede de sistemas referentes aos significados representacionais e interativos dos componentes verbais e visuais. A análise lexicogramatical das informações verbais foi desenvolvida de acordo com o conceito trifuncional do significado proposto por Halliday e Mathiessen (2004). No que concerne à análise visual, foi considerado o método semiótico multimodal proposto por Kress e Van Leeuwen (1996; 2006). A interpretação metafuncional dos textos indica como os recursos visuais e verbais combinam-se e representam uma estética textual do ideal de saúde e o primado pelo corpo na pós-modernidade mediante uma interação que busca revelar intimidade e proximidade com o leitor.
Abstract: In the information age, the increasing availability of communication resources and the rapid expansion of information technologies at the service of social action increase the necessity to understand the multiplicity of languages in contemporary texts besides seeking effective strategies to interact and gain access to information that we use. Thus, this thesis develops an analysis of magazines covers stories that deal with health, given the multimodal aspects of representation and interaction of features that make the meaning of the text as a whole. The aim of this study is to investigate the interrelations between written language and visual language in the construction of ideational and interactive meanings. The investigation of the potential significance of semiotic modes was based on the theoretical perspective of Systemic Functional Grammar (HALLIDAY; MATHIEESSEN, 2004) Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006) and Multimodality (KRESS, 2010). The methodology of the work is based upon application of network systems related to representational and interactive meanings of verbal and visual components. The analysis of the lexicogrammatical verbal information was developed in accordance with the concept of tri-functional significance proposed by Halliday and Matthiessen (2004). Regarding the visual analysis, we considered the multimodal semiotic method proposed by Kress and Van Leeuwen (1996; 2006). The complex interpretation of metafuncional texts indicates how the visual and verbal features combine and represent the textual aesthetics of the body and health in post modernity through interaction that seeks to reveal closeness with the reader.
Assunto: Análise do discurso
Discurso publicitário
Funcionalismo (Linguística)
Simbolismo na publicidade
Sinais e símbolos na comunicação visual
Semiótica Aspectos sociais
Modalidade (Linguística)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPMSW
Data do documento: 30-Out-2013
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25_mar_versao_final_tese_zaira_bomfante_dos_santos.pdf30.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.