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Tipo: Tese de Doutorado
Título: O olhar do profissional: estudo do movimento ocular na leitura realizada por revisores de texto
Autor(es): Délia Ribeiro Leite
primer Tutor: Jose Olimpio de Magalhaes
primer miembro del tribunal : Fabio Alves da Silva Junior
Segundo miembro del tribunal: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Tercer miembro del tribunal: Erica dos Santos Rodrigues
Cuarto miembro del tribunal: Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Resumen: O profissional revisor de textos tem a função de corrigir e aprimorar o texto de outrem, de forma a contribuir para a qualidade da publicação. Para investigar o processamento da leitura desses profissionais, foi comparado o movimento ocular de sujeitos que trabalham profissionalmente com revisão (revisores) com o de sujeitos que não trabalham profissionalmente com revisão (não revisores). A revisão e a leitura sob uma perspectiva cognitiva constituíram o embasamento teórico principal desta tese. Nessa perspectiva, a revisão tem sido abordada como um subprocesso da escrita, sendo que revisores e produtores de textos experientes seriam capazes de detectar com mais frequência erros cujas demandas ao processamento são maiores, de níveis globais. Visando atingir os objetivos propostos, foi elaborada uma tarefa de leitura e detecção de erros, realizada por 14 revisores e 14 não revisores, na qual os sujeitos deveriam ler e revisar pequenos textos jornalísticos projetados no computador, clicando com o mouse nos erros e/ou inadequações que encontrassem. Além do movimento ocular, era registrado onde e quando eles clicavam com o mouse. Havia duas condições de erros experimentais: a) supressão de preposição e b) incoerência gerada por uma anáfora nominal incorreta. Devido aos erros experimentais serem de níveis diferentes, foram investigadas diversas variáveis do movimento ocular, do nível do texto, da sentença e do trecho alvo. As medidas do movimento ocular ainda foram analisadas tendo em vista o tempo demandado pelos sujeitos na detecção. Na análise estatística, levou-se em conta que foram coletadas medidas repetidas e, quando garantida a normalidade, foram realizados modelos mistos; do contrário, a análise foi realizada por meio de testes não paramétricos. Os sujeitos, em geral, detectaram mais as supressões de preposição do que as anáforas incorretas, em conformidade com a literatura pregressa, mas revisores e não revisores não diferiram significativamente quanto à proficiência na detecção desses tipos de erros. Quanto à análise do movimento ocular, a perspectiva geral foi de que os revisores apresentaram valores mais elevados, o que significa que eles foram mais lentos na leitura do que os não revisores, o que ocorreu quanto a medidas do nível do texto, da sentença e do trecho alvo. Os revisores ainda foram mais estáveis durante a realização da tarefa, sem modificarem significativamente o comportamento, ao contrário dos não revisores, que passaram a diminuir os valores das variáveis à medida que liam mais textos. A mudança de comportamento é característica de sujeitos que modificam dinamicamente a tarefa de revisão e, assim, os resultados confirmam que os revisores experientes têm uma tarefa de revisão mais bem elaborada. Ao se analisar a proficiência na detecção de todos os erros que compunham a sessão experimental, verificou-se que a proficiência está ligada à capacidade de detectar tipos específicos de erros, o que foi confirmado na análise de clusters depreendida com vistas a verificar se a divisão entre revisores e não revisores, realizada em função da experiência, ainda se mantinha tendo em vista o desempenho dos sujeitos na realização da tarefa. Nessa análise, emergiram dois grupos, um mais proficiente e um menos proficiente, e somente um revisor foi classificado como menos proficiente, o que confirma que o critério utilizado na seleção dos participantes mostrou-se válido no que se refere à proficiência nas detecções de erros. Com esta pesquisa, foi possível obter uma melhor caracterização da profissão de revisor de textos, por meio de um conhecimento mais aprofundado das estratégias de leitura e detecção de erros adotadas pelos revisores profissionais.
Abstract: Professional revisers are responsible for correcting and improving somebodys text, as to contribute to the quality of the publication. In order to investigate how the reading performed by those professionals is processed, the eye movement of subjects who work professionally in revising (revisers) was compared to the eye movement of subjects who do not work professionally in revising (non revisers). Revision and reading under a cognitive perspective constituted the main theoretical grounds of this thesis. Under this perspective, editing has been approached as a writing sub process, and more experienced text editors and revisers would be able to detect, more frequently, errors that demand more processing, on global levels. With the purpose of attaining the goals proposed, a reading and error detection task was proposed and performed by 14 revisers and 14 non revisers, in which subjects had to read and edit short journalistic texts displayed on a computer, by clicking the mouse on the errors and/or inadequacies they found. In addition to the eye movement, where and when they clicked the mouse was also recorded. There were two experimental errors conditions: a) suppression of preposition and b) incoherence generated by an incorrect nominal anaphora. Because the experimental errors were of different levels, the several variables of eye movement, of the text level, of the sentence and target excerpt were investigated. The measures of eye movement were also analyzed considering the time demanded by the subjects for detection. The statistic analysis took into consideration that repeated measures were taken and, when normality was ensured, mixed models were carried out; otherwise, the analysis was carried out by means of non-parametric tests. Subjects, in general, were more prone to detect the suppression of prepositions than the presence of incorrect anaphora, in conformity with related previous literature, but revisers and non revisers did not present significant difference concerning proficiency in the detection of these types of errors. Concerning the eye movement analysis, the general perspective says revisers presented the highest values, meaning they were slower in reading than non revisers, which occurred concerning the measures of the text, sentence and excerpt levels. Revisers were also more consistent throughout the performance of the task, without significant changes in their behavior, as opposed to non revisers, whose variables started to drop as they read other texts. Change in behavior is a feature of subjects who dynamically change the revision task confirming, thus, that experienced revisers have more elaborate revision tasks. In analyzing proficiency in the detection of all the errors that composed the experimental sessions, it was observed that proficiency is connected to the ability of detecting specific error types, which was confirmed in the clusters analysis intended to check whether the division between revisers and non revisers derived from experience was still operating, in view of the performance of subjects in the course of the task. Two groups emerged from this analysis, a more proficient group and a less proficient one, and only one reviser was classified as less proficient, which corroborates that the criterion used in the selection of participants proved itself valid concerning proficiency in the detection of errors. With this study, it was possible to obtain a better characterization of the reviser profession, by means of the deeper knowledge of the reading and error detection strategies adopted by Professional revisers.
Asunto: Leitura
Lingüística
Revisão de textos
Psicolingüística
Cognição
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPP8C
Fecha del documento: 14-mar-2014
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