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dc.contributor.advisor1Maria Beatriz Nascimento Decatpt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Valept_BR
dc.contributor.referee3Violeta Virginia Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee4Gustavo Ximenes Cunhapt_BR
dc.creatorArlete Ribeiro Nepomucenopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T17:37:08Z-
dc.date.available2019-08-13T17:37:08Z-
dc.date.issued2013-09-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPPFY-
dc.description.abstractThis thesis investigates the rhetoric relations materialized in the publicity ad genre in everyday Brazilian Portuguese. The ads were selected from the press in various kinds of support. First, a brief review of the approaches to the articulation of clauses is carried out along the lines of Traditional Grammar and Functional-systemic Grammar as in Halliday (2004 [1985]). Anchored in the functionalist premise that linguistic forms are not arbitrary in relation to their meaning and function, and following a qualitative-interpretive approach, the analysis in this study is based on the functionalist theoretical constructs of the West coast US, especially on the Rhetorical Structure Theory RST , as postulated by Mann and Thompson (1983), Matthiessen and Thompson (1988), Mann (2005), among others. The hypothesis that guides this study is that the kind of rhetoric relations, or coherence relations, or relational propositions that emerge between textual spams, configured or not as clauses, is a consequence of the textual genre and of the specificity of the media support conveying it. Within the scope of macro and micro structures, the analysis points to a variety of rhetoric relations, which constitute argumentation and persuasion strategies in this genre. By restricting to the verbal elements in the text materiality, the rhetoric organization of a corpus of written data, consisting of thirty publicity ads, was analyzed. The implicit and explicit relations that emerge between the parts of the texts were identified and described. The results reveal that nucleus-satellite relations of ELABORATION, PREPARATION and CONDITION occur more often. This confirms the hypothesis of the interference of genre in the rhetoric organization of publicity ads. As for the support, the results point to a diverse and differentiated materialization of rhetoric relations, as well as a much varied employment of persuasion strategies. Among these are verbal forms in the imperative, simple present and simple past, besides auxiliary and modal verbs, recurrent use of deictic you and clauses marked by the connector and.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga, no português em uso, as relações retóricas materializadas no gênero anúncio publicitário da mídia impressa, em diferentes suportes. Procede-se, inicialmente, a uma breve revisão do tratamento dado à articulação de orações pela gramática tradicional, bem como pela Gramática Sistêmico-Funcional, nos termos de Halliday (2004 [1985]). Ancorada na premissa funcionalista de que as formas linguísticas não são arbitrárias no que concerne ao seu significado e à sua função, e com uma abordagem qualitativo-interpretativa, a análise empreendida neste estudo apoia-se, fundamentalmente, nos construtos teóricos funcionalistas da Costa-Oeste dos Estados Unidos, em especial na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory RST ), tal como postulada por Mann e Thompson (1983), Matthiessen e Thompson (1988), Mann (2005), entre outros. A hipótese que norteia o trabalho é a de que o tipo de relações retóricas, ou relações de coerência, ou proposições relacionais que emergem entre as porções textuais, configuradas como orações ou não, decorre do gênero textual e do tipo de suporte midiático que o veicula. Tendo como escopo tanto a macro- como a microestrutura, a análise aponta para uma diversidade de relações retóricas que se configuram como estratégias de argumentação e persuasão nesse gênero. Considerando somente os elementos verbais na materialidade do texto, analisa-se a organização retórica de textos de um corpus de dados escritos, constituído de trinta anúncios publicitários, nos quais são identificadas e descritas as relações implícitas e explícitas que emergem entre suas partes. Os resultados revelam uma maior ocorrência de relações retóricas, do tipo núcleo-satélite, de ELABORAÇÃO, PREPARAÇÃO e CONDIÇÃO, permitindo comprovar a hipótese da interferência do gênero na organização retórica do anúncio publicitário. Quanto aos suportes, os resultados indicam, também, uma materialização diversificada e diferenciada de relações retóricas, assim como o emprego multivariado de estratégias de persuasão. Entre essas, merecem destaque o uso de formas verbais no imperativo, presente e pretérito perfeito, bem como de formas verbais perifrásticas, uso recorrente do dêitico você e de orações marcadas pelo conectivo e.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArticulação de oraçõespt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectRelações retóricas núcleo-satélitept_BR
dc.subjectGênero anúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectEstratégias de persuasãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Oraçõespt_BR
dc.subject.otherPublicidade Linguagempt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Gramáticapt_BR
dc.subject.otherAnúncios Linguagempt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.subject.otherMídia impressapt_BR
dc.subject.otherPropaganda Linguagempt_BR
dc.titleUma abordagem funcionalista das relações retóricas em anúncios publicitáriospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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