Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9NTMB6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maralice de Souza Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Rosa Riolfipt_BR
dc.contributor.referee2Joao Bosco Cabral dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Marcelo Ricardo Pereirapt_BR
dc.contributor.referee4Maria Antonieta A de M Cohenpt_BR
dc.creatorGisele Fernandes Loures Domithpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:30:39Z-
dc.date.available2019-08-14T02:30:39Z-
dc.date.issued2014-08-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9NTMB6-
dc.description.abstractIn this thesis I present an investigation of the maneuver of the transference in the continuing education of English teachers (CEET). The object of study is constituted by interventions in the liaison between the researcher-trainer and one of the teachers in continuing education (ETCE), Marcella who teaches English in a public elementary school of Belo Horizonte, Minas Gerais. The research investigates the transferential liaison as a way to support the work of elaboration through which the training, as well as other learning processes, is constructed. It postulates the existence of a relationship between the maneuvers of the transference and the changes achieved by ETCE. It was possible to verify maneuvers performed by a person with theoretical and clinical experience of psychoanalysis or in absentia. The selection of the maneuvers for analysis respected the liaison established between the researcher-trainer and Marcella. The locus of the research was at ContinuAÇÃO Colaborativa (ConCol), an CEET project at the Faculdade de Letras of Universidade Federal de Minas Gerais. The data for analysis were obtained by audio and video records, a clinical diary, emails, texts and discussions from ConCol activities and the observation of Marcellas classes. The data analysis tried to answer the following questions: i) What maneuvers by the trainer may result in the English teachers taking responsibility for their continuing education? ii) What are the effects of the maneuver of the transference in CEET? The research was conducted within the scope of applied linguistics and the theoretical orientation was the Freudian-Lacanian psychoanalysis. The research methodology was based on psychoanalytic research from which it was possible to build the case and draft the metapsychological essay. As a result of this investigation, it was revealed that the maneuver of the transference trainer-ETCE caused changes in the liaison established, which can lead to a change in the position that the teacher takes in his/her training and practice. In the investigated case, Marcella abdicated of the inertia and self-annulation position to take responsibility for her training and her teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoNesta tese apresento uma investigação dos manejos da transferência na formação continuada de professores de inglês (FCPI). O objeto de estudo constitui-se pelas intervenções realizadas no laço entre a pesquisadora e uma das professoras de inglês em formação continuada (PIFC), Marcella que leciona uma escola pública de educação básica de Belo Horizonte, Minas Gerais. A pesquisa investiga o laço transferencial como forma de sustentação do trabalho de elaboração por meio do qual a formação profissional, assim como outros processos de aprendizagem, se constroem. Postula-se a existência de uma relação entre os manejos da transferência e os deslocamentos realizados pelos PIFC. Foi possível verificar manejos sustentados na apropriação teórico-clínica da psicanálise ou à revelia dela. O recorte desses manejos para a análise respeitou o laço estabelecido entre a pesquisadora/formadora e Marcella. O locus da pesquisa foi o ContinuAÇÃO Colaborativa (ConCol), projeto de FCPI da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados analisados foram os registros em áudio e vídeo, diário clínico, e-mails, textos e discussões advindos das atividades realizadas no ConCol e da observação de aulas ministradas por Marcella. A análise de dados buscou responder às duas questões seguintes: i) Quais manejos realizados pelo formador podem provocar uma implicação dos professores de inglês na formação continuada? ii) Quais são os efeitos do manejo da transferência na FCPI? A pesquisa foi realizada no escopo da linguística aplicada e o aporte teórico da investigação foi a psicanálise de orientação freudo-lacaniana. A metodologia de pesquisa fundamentou-se na pesquisa psicanalítica a partir da qual foi possível construir o caso analisado e redigir o ensaio metapsicológico para sua apresentação. Como resultado dessa investigação, foi possível perceber que o manejo da transferência formador-PIFC pode provocar mudança no laço estabelecido, o que levou a uma alteração da posição do professor frente a sua formação e docência. No caso pesquisado, Marcella sai de uma posição de inércia e apagamento frente ao saber para implicar-se e responsabilizar-se pela sua formação e pela sua prática docente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttransferênciapt_BR
dc.subjecttransferência de trabalhopt_BR
dc.subjectFCPIpt_BR
dc.subjectmanejopt_BR
dc.subjectlaçopt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherTransferência de aprendizagempt_BR
dc.titleO manejo da transferência na formação continuada de professores de inglês: um estudo de casopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1163d.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.