Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PMMWC
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Portugues como língua estrangeira e tecnologias digitais: uma experiência com o grupo de discussao On-Line no contexto do PEC-G
Authors: Simone Garofalo Carneiro
First Advisor: Reinildes Dias
First Referee: Jeronimo Coura Sobrinho
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Third Referee: Patricia Maria Campos de Almeida
Abstract: Com seu crescimento político e econômico, o Brasil tem recebido um grande número de estrangeiros, de diversas nacionalidades, que vêm ao país pelos mais variados motivos, como a realização de estudos em nível universitário. Nesse contexto, foram firmados vários convênios entre o Brasil e outros países para o intercâmbio de estudantes, entre os quais, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que permite ao estrangeiro realizar seu curso de graduação no Brasil. Um dos requisitos para que o aluno conveniado de países não lusófonos possa realizar o seu curso em universidades brasileiras é a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Brasil (CELPE-BRAS). No entanto, diante da existência de países participantes que não aplicam o exame de proficiência, foi instituído pelo Ministério da Educação o curso de português como língua estrangeira, realizado no Brasil e destinado aos estudantes provenientes desses países. O referido curso ocorre um ano antes da graduação, com o intuito de oferecer aos alunos conhecimentos sobre língua portuguesa e cultura brasileira, a fim de que possam obter o Certificado. A Universidade Federal de Minas Gerais, como uma das instituições integrantes do PEC-G, oferece anualmente esse curso, no qual se insere a experiência analisada neste trabalho. Tal experiência consiste na inclusão, paralelamente às aulas presenciais, da ferramenta grupo de discussão on-line em duas turmas do curso, nos anos de 2009 e 2010. A análise se atém a uma amostra de mensagens trocadas entre alunos e professores nos dois grupos de discussão, com o objetivo de verificar o uso dessa ferramenta para o processo de aquisição da nova língua. Do ponto de vista teórico-metodológico, o tratamento dos dados tem como base, principalmente, os critérios de avaliação do exame de proficiência e autores que lidam com o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, com o ensino de línguas mediado pelas tecnologias digitais e com o ensino de Português como Língua Estrangeira.
Abstract: With its political and economic growth, Brazil has received a large number of foreigners of different nationalities. These foreigners come to Brazil for different reasons, such as the completion of studies at the university level. In this context, several agreements were signed between Brazil and other countries for the exchange of students, including the Program for Undergraduate Students-Agreement (PEC-G), which allows foreign citizens to undertake their studies in Brazil. One of the requirements for the foreigner student to carry out its course in Brazilian universities is to obtain the Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners - Brazil (CELPE-BRAS). However, some participating countries do not apply the proficiency examination. Therefore, the Ministry of Education established a course in Portuguese as a foreign language, held in Brazil and for students from those countries. This is a one-year course, which provides students with knowledge of portuguese language and brazilian culture, so they can obtain the certificate. The Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), one of the institutions of the PEC-G, annually offers this course, which is part of the experience analyzed in this study. This experience is the inclusion, alongside the classroom, of the tool on-line discussion group on two classes of the course, in the years 2009 and 2010. The analysis focuses on a sample of messages exchanged between students and teachers in both on-line discussion groups, aiming to verifying the use of this tool for the acquisition of new language. From the standpoint of theoretical and methodological treatment of data, the analysis is based mainly on the criteria for assessing the proficiency exam and on authors dealing with the use of technological resources in the classroom, the teaching of languages through the digital technology, and the teaching of Portuguese as a Foreign Language.
Subject: Ensino à distância
Tecnologia educacional
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Ensino auxiliado por computador
Grupos de discussões pela internet
Internet (Redes de computação) na educação
Aquisição de segunda linguagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PMMWC
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_simonegarofalo_versao_definitiva.pdf13.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.