Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro
Authors: Jamila Viegas Rodrigues
First Advisor: Adriana Silvia Marusso
metadata.dc.contributor.advisor2: Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Abstract: Esta dissertacao analisa a emergência da lateral pós-vocálica em ingles-L2 de falantes do Portugues Brasileiro (PB). Considerando-se que a lateral pós-vocálica nao ocorre em PB-L1, a sua ocorrência em L2 envolve a emergência desta categoria. Pretendemos, portanto, avaliar os percursos da emergência da lateral pos-vocalica em inglês-L2 através de estudo realizado com 12 falantes do PB de Belo Horizonte, Minas Gerais, e, assim, contribuir para a ampliacao do horizonte regional sobre ingles-L2 de falantes brasileiros. Adotamos como abordagem teórica os Sistemas Adaptativos Complexos e Dinâmicos (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS; ROBINSON, 2008, LARSEN-FREEMAN, 1997). Entendemos que a discussao teórica dos modelos adotados podera contribuir para uma maior compreensão da fonologia de ingles-L2 de falantes do português brasileiro. Duas falantes nativas de inglês britânico foram gravadas para um grupo controle. Uma colaboradora, falante nativa de persa, colaborou no exame dos dados junto com a autora desta dissertação. A primeira etapa da coleta de dados foi a aplicação do Vocabulary Levels Test - VLT (Teste de Nível Vocabular) para confirmar o nível de proficiencia dos participantes. Logo após, os participantes iniciavam a sessão de gravação do experimento. A análise categórica seguiu de avaliação auditiva e foi apoiada na avaliação de espectrogramas para classificar cada um dos dados como uma lateral pós-vocálica ou como um glide posterior. A análise estatística consistiu no teste de significância pelo cálculo do Qui-Quadrado e do V de Cramer. Os resultados indicaram que o tempo de exposição a L2 e o indivíduo são fatores estatisticamente significativos para a emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes brasileiros. Por outro lado, o item lexical, a posicao da lateral na palavra e a juntura de palavras nao apresentaram resultados estatisticamente significativos e nao foram indicadas como fatores relevantes para a emergência da lateral pós-vocálica. Os resultados obtidos estao em consonância com a perspectiva que sugere que a emergência segmental, e mais especificamente da lateral pós-vocálica em ingles-L2, reflete a auto-organização dinâmica e complexa do sistema fonologico do aprendiz através do tempo e com as especificidades do indivíduo na construção do conhecimento gramatical.
Abstract: This dissertation examines the emergence of the post-vocalic lateral in English-L2 speakers of Brazilian Portuguese (BP). Considering that the post-vocalic lateral does not occur in BP-L1, its occurrence in L2 involves the emergence of this category. We intend to evaluate the pathways of the emergence of post-vocalic lateral in English-L2 through the study with 12 BP speakers from Belo Horizonte, Minas Gerais, and thus contribute to expanding the regional knowledge about English-L2 of Brazilian speakers. We adopt as theoretical approach the Complex Adaptive Systems (ALBANO, 2012; BYBEE, 2001, 2010; ELLIS, ROBINSON, 2008 LARSEN-FREEMAN, 1997). We believe that the theoretical discussion of the new models can contribute to a greater understanding of the English-L2 phonology of Brazilian Portuguese speakers. Two British English native speakers were recorded for a control group. A collaborator, Persian native speaker, collaborated on the examination of data along with the author of this dissertation. The first step of data collection was the application of the Vocabulary Levels Test (VLT) to confirm the participants' level of proficiency. Soon after, participants began the experiment recording session. The categorical analysis followed a hearing assessment and was based on the evaluation of spectrograms to classify each given segment as a post-vocalic lateral or as a posterior glide. The statistical analysis included the significance test by calculating the Chi-square and Cramer's V. The results indicated that the time of exposure to L2 and the individual are statistically significant factors for the emergence of the post-vocalic lateral in Brazilian English-L2 speakers. On the other hand, the lexical item, the lateral position in the word and in word juncture did not show statistically significant results and were not included as relevant to the emergence of post-vocalic lateral. The results are consistent with the perspective that suggests that segmental emergency, and more specifically the post-vocalic lateral emergence in English-L2, reflects the dynamic and complex self-organization of the learner phonological system over time and with the specificities of individual in the construction of grammatical knowledge.
Subject: Língua inglesa Fonologia
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Gramatica comparada e geral
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Fonologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PRPRR
Issue Date: 14-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jamila_2014.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.