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http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKMQK
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Uso de ferramentas digitais no desenvolvimento de habilidades orais: um estudo sobre a autonomia do aprendiz à luz da complexidade |
Autor(es): | Marilane de Abreu Lima Miranda |
primer Tutor: | Junia de Carvalho Fidelis Braga |
primer miembro del tribunal : | Luciana de Oliveira Silva |
Segundo miembro del tribunal: | Valeska Virginia Soares Souza |
Resumen: | Neste estudo, analiso o desenvolvimento de autonomia do estudante na aprendizagem de habilidades orais na língua inglesa como língua estrangeira em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual localizada no Estado de Minas Gerais,Brasil. A partir de corpus constituído por narrativas de aprendizagem, de dados complementares de um questionário e de notas de campo referentes a esse grupo de nativos digitais (PRENSKY, 2001), analisei as dinâmicas e padrões do desenvolvimento da autonomia, considerando-se um contexto de integração de novas ferramentas digitais às práticas didático-pedagógicas que visam ao desenvolvimento das habilidades orais dos alunos na língua-alvo. A Teoria da Complexidade no campo da Linguística Aplicada, proposta nosestudos de Larsen Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008) e Paiva (2002, 2005, 2011) serviram como base epistemológica para análise dos dados e considerando a autonomia como sistema adaptativo complexo (PAIVA e BRAGA 2008), este trabalho analisa o corpus coletado à luz das características dos sistemas complexos, tendo por foco a autonomia dos alunos, no desenvolvimento das habilidades orais, usando tecnologias digitais em seu processo de aprendizagem. Analisei narrativas escritas por cada um dos 28 (vinte e oito) alunos, na faixa etária média de 13 (treze) anos, em 2 (dois) momentos o inicial e o final da pesquisa. Os resultados apontam que a integração de tecnologias digitais no contexto de desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa promove oportunidades para oaprendiz fazer escolhas, gerenciar, refletir e avaliar seu processo de aprendizagem. Mais ainda, o uso de ferramentas digitais na sala de aula de línguas propicia dinâmicas como interações aluno-máquina e entre pares, com colaboração em grupos, fomentando aprendizagem e autoconfiança; enfim, favorece o surgimento de atitudes que, juntas,promovem o desenvolvimento da autonomia. |
Abstract: | This study analyzes the development of student autonomy in learning oral skills in English as a foreign language in a group of students of the 8th grade of elementary school of a state public school located in Minas Gerais. Based on language learning narratives and on complementary data of a questionnaire and field notes from this group of digital nativestudents (PRENSKY 2001), I intend to explore the understanding of the dynamic and patterns of the development of autonomy, considering the integration of digital tools to didactic and pedagogic practices, aiming at oral skills development of the learners in the target languageand at promotion of their autonomy in the process. Complexity theory in the Applied Linguistics, proposed in studies of Larsen Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Paiva (2002, 2005, 2011) served as epistemological basis to the data analysis and considering autonomy as a complex adaptive system (PAIVA e BRAGA 2008), this workanalyses the corpus by the light of the characteristics of the complex systems, having as focus the development of oral skills of the learners and their autonomy, using digital tools in their learning process. It analyses narratives written by each of the 28 (twenty-eight) students, theaverage age of thirteen (13) years old, in two (2) moments - the beginning and the end of the study. The results show that the integration of digital technologies in the context of development of oral skills in English promotes opportunities for students to make choices, manage, reflect and evaluate their learning process. Besides this, the use of digital tools in the language classroom provides dynamic as the interaction among peers, collaborative groups and self-confidence; finally, it favors the emergence of attitudes that together promote the development of autonomy. |
Asunto: | Línguas Ensino auxiliado por computador Complexidade (Filosofia) Aprendizagem autônoma Aquisição da segunda linguagem Tecnologia educacional Língua inglesa (Ensino fundamental) Falantes estrangeiros |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKMQK |
Fecha del documento: | 26-feb-2015 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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