Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNNH2
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | As múltiplas matrizes discursivas da obra Os Sertões de Euclides da Cunha |
Authors: | Jussaty Luciano Cordeiro Junior |
First Advisor: | Emilia Mendes Lopes |
First Co-advisor: | William Augusto Menezes |
First Referee: | William Augusto Menezes |
Second Referee: | Claudio Humberto Lessa |
Third Referee: | Eliana Amarante de Mendonca Mendes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ida Lucia Machado |
metadata.dc.contributor.referee5: | Véronique Marie Braun Dahlet |
Abstract: | Neste trabalho, pesquisamos sobre vozes enunciativas no discurso da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909). Para alcançar esse objetivo, estudamos, especialmente, a noção de dialogismo e polifonia, de Bakhtin (1988, 2000, 2001), e a concepção de interdiscurso, trabalhada por Maingueneau (2005). Para completar este estudo, tomamos também os trabalhos de Pêcheux (1997, 2009) sobre formação discursiva e a noção de Foucault (1971) sobre formação ideológica. Estudamos também, na teoria Semiolinguistica, desenvolvida por Charaudeau (1996, 2004, 2010), o papel dos sujeitos da linguagem através do modo de organização narrativo do discurso. Com as concepções estudadas, elaboramos o conceito de matriz discursiva, e estudamos a referencialidade polifônica, a formação, a história de vida, segundo Santos (2014), do autor de Os Sertões, com o objetivo de mapear as vozes discursivas no texto de Euclides da Cunha. Assim, com a aplicação deste instrumental teórico, identificamos, no discurso de Euclides da Cunha, as matrizes discursivas da História, das Ciências Naturais, e da Literatura, as quais são organizadas pelo paradigma discursivo da filosofia positivista em voga na época do escritor. Nosso trabalho oferece, então, com sua metodologia, uma ampla discussão e um exemplo da aplicação teórica sobre o problema do dialogismo e do interdiscurso em uma obra literária. |
Abstract: | Dans ce travail, nous recherchons sur les voies enunciatives dans le discours de l`oeuvre Os Sertões, par l`écrivain brésilien Euclides da Cunha (1866-1909). Pour atteindre ce but, nous étudions, spécialemente, la notion de dialogisme et poliphonie, par Bakhtine (1988, 2000, 2001), et le conception d`interdiscours, travaillée par Maingueneau (2005). Pour compléter cet étude, nous prenons aussi les travaux de Pêcheux (1997, 2009) sur le formation discursif et l`notion de Foucault (1971) sur formation ideologique. Nous étudions aussi, dans la théorie Sémiolinguistique, developpée par Charaudeau (1996, 2004, 2010), le rôle des sujets du langage à travérs du mode d`organization narrative du discours. Avec les conceptions étudiées, nous élaborons le concept de matrice discursif, et étudions la référencialité poliphonique, la formation, l`histoire de vie, selon Santos (2014), d`auteur de Os Sertões, avec le but de carter les voies discursifs dans le texte d`Euclides da Cunha. Ainsi, avec l`application de cet instrumental théorique, nous identifions, dans le discours d`Euclides da Cunha, las matrices discursives de l`Histoire, de las Sciences Naturelles, et de la Littérature, auxquelles, sont organizées par le paradigme discursifs de la philosophie positiviste en vogue à l`époque du écrivain. Notre travail offre, alors, avec sur méthodologie, une large discussion et un exemple d`application théorique sur le probleme du dialogisme et de l`interdiscours dans une oeuvre littéraire. |
Subject: | Análise do discurso Polifonia Dialogismo (Análise literária) Literatura e história |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VNNH2 |
Issue Date: | 28-Nov-2014 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
as_m_ltiplas_matrizes_discursivas_da_obra_os_sert_es_de_euclides_da_cunha__jussaty_luciano_cordeir.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.