Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W3N7H
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mecanismos de textualização: abordagens no ensino e na avaliação
Authors: Hortencia Clara de Amorim
First Advisor: Janice Helena Silva de R C Marinho
First Referee: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Second Referee: Elisabeth Gonçalves Souza
Abstract: No presente trabalho procedemos a uma análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as quais abordam os mecanismos de textualização, e questões de uma coleção de livros didáticos do ensino médio que abordam a mesma temática. Nesse contexto, procuramos investigar se existe diferença entre oque é cobrado nas provas do governo acerca dos mecanismos de textualização e o que é ensinado nas escolas através dos livros didáticos. Para isso, elegemos como base teórica uma concepção de linguagem sócio-interacionista. Tomamos como referencial de análise as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para oEnsino Médio (PCNEM, MEC, 1999 e 2002), documentos formulados pelo Ministério da Educação com diretrizes norteadoras dos currículos e seus conteúdos. Essa temática parece frutífera para estudo visto que o ensino do português hoje deveria abordar, segundo os PCNEM e os Conteúdos Básicos Comuns - CBCs, a leitura, a produção de texto e os estudos gramaticais sob uma mesma perspectiva de língua:instrumento de comunicação, de ação e de interação social. Partindo do pressuposto de que, no processo de ensino-aprendizagem da língua, o texto, por meio do qual interagimos, se coloca como a unidade de reflexão e análise, a construção do seu sentido depende de uma série de recursos linguísticos, entre eles, os mecanismosde textualização que, segundo Bronckart (1999), correspondem às regras de organização geral do texto que compreende a coesão nominal, e a verbal e os mecanismos de conexão. Nesse contexto, mostram-se, portanto, fecundos e necessários esforços que possibilitem a construção de pontes que possam aproximar o que é cobrado nas provas do governo, especificamente o ENEM, e oque é ensinado em sala de aula, no que concerne aos mecanismos de textualização, de modo que o ambiente escolar possa cada vez mais se tornar um espaço de letramento, termo tomado como a capacidade de fazer uso da escrita nas práticas sociais em que ela está Presente. (KLEIMAN, 2002). Após as análises, foi possívelconcluir que há uma consonância entre o que o ENEM cobra acerca dosmecanismos de textualização e o que se ensina a partir dos LDs, já que as duas coleções analisadas exploram atividades na perspectiva do Exame Nacional do Ensino Médio. Porém o professor precisa fazer as escolhas certas para ter um material de qualidade que vá ajudá-lo a desenvolver no aluno as competências e habilidades necessárias para que ele acerte as questões do ENEM semelhantes àsanalisadas nesta pesquisa.
Abstract: In the present study we examined issues of National Examination of Secondary Education (ENEM), which address the textualisation mechanisms, and issues of a collection of high school textbooks that address the same theme. In this context, we investigate whether there are differences between what is charged on the evidencethe government about textualisation mechanisms and what is taught in schools through textbooks. For this, we have chosen as a theoretical basis a conception of social-interactional language. We take as analytical reference the guidelines of the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (PCNEM, MEC, 1999 and 2002), documents formulated by the Ministry of Education with guiding principles ofthe curriculum and its contents. This theme seems interesting to study since the Portuguese education today should address, according to PCNEM and the Common Basic Contents - CBC, reading, text production and grammatical studies in the same language perspective: communication tool of action and social interaction. Assumingthat language teaching-learning process, the text, through which we interact, stands as the reflection and analysis unit, the construction of its meaning depends on a number of language features, including, textualisation the mechanisms that according Bronckart (1999), "correspond to the general arrangements for the text thatcomprises the nominal cohesion, and verbal and connection mechanisms." In this context, it therefore show interesting and necessary efforts to enable the construction of bridges that can bring together what is charged on the evidence of the government, specifically the ENEM, and what is taught in the classroom, with regard to the mechanisms of textualisation, so the school environment may increasinglybecome a literacy room, a term taken as "the ability to make use of writing in social practices in which it is present." (KLEIMAN, 2002). After analysis, it was concluded that there is a line between what the ENEM snake on the mechanisms of textualisation and what is taught from the LDs, since the two analyzed collections explore activities from the perspective of the National High School Exam. But the teacher needs to make the right choices to have a quality of material that go help youdevelop in the student the necessary skills and abilities to he hits ENEM issues similar to those analyzed in this research.
Subject: Livros didáticos Avaliação
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Lingüística textual
Textualidade
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W3N7H
Issue Date: 9-Mar-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_hort_ncia.pdf846.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.