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dc.contributor.advisor1Ulrike Agathe Schroderpt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Helena Voorsluys Battagliapt_BR
dc.creatorAdriana Fernandes Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T13:01:11Z-
dc.date.available2019-08-09T13:01:11Z-
dc.date.issued2015-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W3PA3-
dc.description.abstractThe Cognitive Linguistics comprehends the meaning of words as a cognitive process (LAKOFF AND JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; BRUGMAN AND LAKOFF, 1988) in which the speakers bodily experience with the environment is of central importance for the development of the language. Therefore, the Cognitive Linguistics values the polysemy of prepositions and their evidently spatial dynamics (BELLAVIA, 2007). In order to investigate the teacher's relationship with the applicability of these linguistic and cognitive concepts for teaching prepositions, as well as their relevance to the teaching of German as a foreign language, this study consists of the application of exercises about the preposition über, which were developed based on the concepts of image schemes and conceptual metaphors. The application was conducted by five teachers during their German lessons in an undergraduate course, as well as at the language centre of a university in Belo Horizonte. The classes were videotaped and teachers were interviewed thereafter. As the results emerged, it became clear that the use of image schemes and conceptual metaphors for teaching the preposition über was well accepted by most of the teachers. The format of the exercises highly motivated teachers to use pictures and gestures to explain, not only the meanings of über, but also, some grammatical structures related to this preposition. In addition, the adoption of cognitive concepts and strategies for teaching prepositions did not force teachers to abandon their original class model. Instead, teachers adapted the exercises to their own pedagogical profile. Nevertheless, the analysis of the data proved that having some theoretical knowledge of Cognitive Linguistics is important to support teachers to better explore the image schemes and the conceptual metaphors that underlie the different meanings and uses of prepositions like über. The findings suggest that theoretical studies regarding cognition ought to be included in the German teachers education programs.pt_BR
dc.description.resumoA Linguística Cognitiva (LC) aborda o significado das palavras como um processo cognitivo (LAKOFF e JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; BRUGMAN e LAKOFF, 1988), no qual a experiência corporal do falante com o espaço em que vive tem uma importância central para o desenvolvimento da linguagem. Com isso, a LC valoriza o caráter polissêmico da preposição e sua dinâmica nitidamente espacial (BELLAVIA, 2007). Com o objetivo de investigar a relação do professor com a aplicabilidade desses conceitos linguístico-cognitivos para o ensino de preposições, bem como sua relevância para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, este estudo envolveu a aplicação de uma série de exercícios para o ensino da preposição über, desenvolvidos com base nos conceitos de esquemas imagéticos e metáforas conceptuais. A aplicação foi feita por cinco professores durante suas aulas de alemão do curso de graduação em Letras, e também em cursos de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. As aulas foram filmadas e os professores foram entrevistados após as filmagens. Os resultados mostraram que o uso de esquemas imagéticos e metáforas conceptuais para o ensino da preposição über foi bem aceito pela maioria dos professores. O formato dos exercícios motivou os professores a usarem imagens e gestos para explicar não só os significados de über, mas também algumas estruturas gramaticais relacionadas ao uso dessa preposição. Além disso, a adoção de estratégias e conceitos linguístico-cognitivos para o ensino de preposições não forçou os professores a abandonarem seu modelo original de aula. Ao contrário, eles adaptaram os exercícios ao seu perfil didático. Entretanto, a análise dos dados mostrou que ter algum conhecimento teórico prévio sobre LC é importante para que os professores possam explorar melhor os esquemas imagéticos e as metáforas conceptuais que subjazem os diferentes significados e usos da preposição über. Essa informação é importante, pois corrobora a importância de se incluir estudos teóricos sobre cognição na formação de professores de Alemão como Língua Estrangeira (DaF).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreposiçõespt_BR
dc.subjectMetáfora Conceptualpt_BR
dc.subjectAlemão como língua estrangeira (DAF)pt_BR
dc.subjectLinguística Cognitiva (LC)pt_BR
dc.subjectEsquemas Imagéticospt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherLíngua alemã Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherLingua alemã Gramaticapt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua alemã Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua alemã Preposiçãopt_BR
dc.titleO papel da linguística cognitiva na formação do professor de alemão como língua estrangeira: um estudo sobre o ensino da preposição alemã über com base em esquemas imagéticos e metáforas conceptuais.pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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