Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9H
Tipo: Tese de Doutorado
Título: "Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa
Autor(es): Carolina Vianini Amaral Lima
Primeiro Orientador: Laura Stella Miccoli
Primeiro membro da banca : Mariney Pereira Conceição
Segundo membro da banca: Maria Raquel de Andrade Bambirra
Terceiro membro da banca: Luciana de Oliveira Silva
Quarto membro da banca: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de ensino de inglês de quatro professoras duas de uma escola pública e duas de uma escola particular, tendo como foco a agência humana. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever as relações que subjazem às escolhas e decisões das professoras em sala de aula, buscando uma compreensão contextualizada da ação docente que revele a complexidade do ensino e aprendizagem de LI. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) e na Teoria do Caos/Complexidade (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA, 2006, 2009a, 2009b, entre outros). O construto agência humana é discutido a partir de estudos na área da Antropologia (AHEARN, 2001, 2013), Psicologia (BANDURA, 2006, 2008), Filosofia (JUARRERO, 1999, 2000) e Linguística Aplicada (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; PAIVA, 2013a e RESENDE, 2009) e a agência é concebida como um sistema adaptativo complexo (MERCER, 2011, 2012). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante, e analisados com base na pesquisa narrativa. Os dados obtidos possibilitaram a ampliação e refinamento da Categorização de Experiências de Professores (MICCOLI, 2007c), dando origem ao Marco de Referência de Experiências de Professores, que orientou a análise das narrativas. Os resultados indicam que as ações e decisões das professoras em sala de aula são moduladas pela inter-relação de elementos nos domínios contextual, inter e intrapessoal e temporal da agência. As implicações deste estudo, para o ensino e aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam a agência de professores, bem como na documentação preliminar dos impactos da agência de professores em outros sistemas, principalmente os de aprendizagem uma área que merece ser mais pesquisada.
Abstract: This paper presents a narrative study of experiences in teaching English of four teachers - two from a public school and two from a private school, having human agency as a focus. The objective of the research is to document and describe the relationships that underlie teachers choices and decisions in the classroom, seeking a contextualized understanding of the teaching action that could reveal the complexity of teaching and learning a foreign language. The study is based on the concept of experience by Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) and the Chaos/Complexity Theory (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA 2006, 2009a, 2009b, among others). The construct of human agency is discussed based on studies in anthropology (AHEARN 2001, 2013), psychology (BANDURA, 2006, 2008), philosophy (JUARRERO, 1999, 2000) and applied linguistics (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN -FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; Paiva, 2013a and RESENDE, 2009) and agency is conceived as a complex adaptive system (MERCER, 2011, 2012). A quantitative and qualitative approach to the analysis and presentation of the results was adopted. The data collection process involved in-context participant observation, video recordings of teachers' in-classroom teaching, audio-recorded interviews and the researcher's field notes. Data analysis followed Miccoli (1997) procedures of experience categorization from teachers' transcribed interview narratives. The data analysis yielded the expansion and refinement of the first categorization of teachers experiences' (MICCOLI, 2007c), which led to the development of a Framework of Teachers Experiences. The results show that teachers agency is contextually, inter and intrapersonally, as well as temporally situated. Teachers actions and decisions are modulated by the interplay of the elements in those domains. Implications for the comprehension of the elements that modulate teachers agency suggest that teaching English in regular school classrooms is a system whose complexity can be captured from the nature of experiences, which reveal the interplay of elements in the four domains mentioned above. Another implication comes from the preliminary documentation of the impact of these teachers' agency in students' learning systems - an area that should be further researched.
Assunto: Lingüística aplicada
Aprendizagem Experiências
Complexidade (Filosofia)
Aquisição da segunda linguagem
Caos
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9H
Data do documento: 30-Jul-2014
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