Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
Autor(es): Helenice Nolasco Queiroz
primer Tutor: Andrea Machado de Almeida Mattos
primer miembro del tribunal : Walkyria Maria MonteMór
Segundo miembro del tribunal: Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Resumen: Esta pesquisa propôs-se a investigar representações de gênero em uma coleção de livros didáticos de inglês indicada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012 e destinada ao Ensino Médio. Uma vez que a concepção tradicional de letramento como mera aquisição da tecnologia do ler e escreve (SOARES,1998) não se apresenta como suficiente para o contexto de constante mudança em que vivemos atualmente, faz-se necessário ampliar esse conceito (STREET,1984), assim como questionar as práticas pedagógicas tradicionais de forma a procurar desenvolver nos alunos letramentos visuais, multiculturais e críticos (MONTE MÓR, 2008). A proposta de uma prática de sala de aula embasada no letramento crítico, procura permitir que o aluno desenvolva sua capacidade questionadora (MATTOS e VALÉRIO, 2010), que reflita sobre questões de poder, e que não simplesmente aprenda a reproduzir tudo aquilo que é naturalizado, que já conhecemos e que normalmente aceitamos (LUKE, 2004). Dentre as muitas questões ideológicas passíveis de serem abordadas na aula de língua estrangeira, a temática do gênero é aqui escolhida uma vez que ela se apresenta como um fator importante de exclusão e opressão social, econômica e política (PENNYCOOK, 1990, 2001) e que, por isso, merece ser abordada e discutida nos contextos educacionais (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Assim, a partir do suporte teórico do letramento crítico no ensino de língua estrangeira e dos estudos de gênero, buscamos oferecer uma análise das atividades presentes na coleção didática de modo a identificar, refletir e desnaturalizar representações estereotipadas de gênero, principalmente de figuras femininas. Através de uma metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, as atividades da coleção didática foram selecionadas, analisadas e encaradas como importantes brechas (DUBOC, 2012) para se discutir as questões de gênero em sala de aula. A análise da coleção didática à luz do letramento crítico e do gênero concretiza a preocupação e a busca pela promoção de um ensino que possibilite aos alunos não somente construir conhecimento sobre a materialidade da língua inglesa, mas também desenvolver o pensamento crítico.
Abstract: This research aimed to investigate gender representations in a collection of English textbooks, which were indicated by the National Textbook Program (PNLD) of 2012, and is intended for High School level. Since the traditional concept of literacy as the mere acquisition of the reading and writing technology (SOARES, 1998) is not enough for the context of constant change in which we live today, it is necessary to expand this concept (STREET, 1984) as well as to question traditional teaching practices in order to attempt to develop students visual, multicultural and critical literacies (MONTE MÓR, 2008). The proposal for a teaching practice grounded in critical literacy seeks to enable the students to develop their questioning capacity (MATTOS; VALERIO, 2010), to reflect on issues of power, and not simply learn to reproduce all that is naturalized, that we already know and that we normally accept (LUKE, 2004). Among the many ideological issues that can be addressed in a foreign language class, the issue of gender was chosen here because it presents itself as an important factor of exclusion as well as of economic and political oppression (PENNYCOOK, 1990; 2001) and, therefore, deserves to be addressed and discussed in educational contexts (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Thus, based on the theoretical framework of critical literacy in foreign language teaching and gender studies, we seek to provide an analysis of the activities present in the textbook collection in order to identify, reflect and denaturalize stereotypical representations of gender, especially of female figures. Through a documentary research methodology of qualitative and interpretive nature, the activities of the textbook collection were selected, analyzed and seen as opening important gaps (DUBOC, 2012) to discuss gender issues in the classroom. The analysis of the textbook collection in light of critical literacy and some gender studies revealed important issues that were grouped into three categories: women in the household, gender and professions and social expectations with respect to women (relationships, body and physical appearance). This analysis reflects the concern and the search for the promotion of an education that allows students not only to build knowledge about the materiality of the English language, but also to develop their critical thinking.
Asunto: Livros didáticos Avaliação
Língua inglesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQG
Fecha del documento: 8-may-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf7.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.