Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9X4PFX
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Estética da diferença: contribuições ao estudo da deficiência e das redes sociais digitais como dispositivos de mise en scéne
Autor(es): Sonia Caldas Pessoa
Primeiro Orientador: Ida Lucia Machado
Primeiro membro da banca : Wander Emediato de Souza
Segundo membro da banca: Joana Ziller de Araujo Josephson
Terceiro membro da banca: Adélia Barroso Fernandes
Quarto membro da banca: Marcus Antonio Assis Lima
Resumo: Estética da diferença: contribuições ao estudo da deficiência e das redes sociais digitais como dispositivos de mise en scne é um trabalho que investiga o vínculo entre dois dispositivos complexos, as redes sociais digitais e a deficiência a partir de duas problemáticas centrais: a deficiência como dispositivo de mise en scne e as conexões discursivas que se formam nas redes sociais digitais. Ancorada na Teoria Semiolinguística a investigação propõe uma abordagem transgressiva dos estudos do discurso, em sentido positivo e contemporâneo, com o objetivo de definir, discutir e evidenciar a deficiência como dispositivo de encenação. Como estética da diferença, identificamos e caracterizamos um conjunto de relações que conectam a deficiência e as redes sociais - em um movimento comunicacional que possibilita ao sujeito comum viabilizar a sua expressão cotidiana a partir da semiotização do mundo realizada por meio da seleção de experiências pessoais em determinada sociedade. A afirmação individual estaria no campo da sensibilidade, que permite aos sujeitos uma escolha do lugar discursivo e dos mecanismos que vão guiar o seu posicionamento no mundo. Para tal adotamos o modelo social da deficiência, que a percebe como singularidade ou diferença e não como patologia. Percorremos as pistas apontadas pelo nosso próprio objeto de estudo em diálogo com a Semiolinguística: o contrato, os sujeitos, os imaginários, a linguagem e as encenações em busca da compreensão dos elementos que se constituem em rede. A pesquisa visa permitir, na medida em que admite a flexibilização da noção de corpus, a sua coleta e o seu diálogo com a teoria, que os usuários de redes sociais digitais, envolvidos com a temática da deficiência, vislumbrem e materializem os seus próprios discursos sobre a deficiência ou que viabilizem a própria deficiência como dispositivo de encenação.
Abstract: Lesthétique de la différence: des contributions pour lapproche des discours de gens qui portent un handicap et les réseaux sociaux en tant que dispositifs de la mise en scène: voilà le titre donné à cette thèse qui étudie le lien entre ces deux procédés discursifs complexes. Dupoint de vue discursif, la recherche a puisé dans la Théorie Sémiolinguistique. Le corpus a été formé par les paroles réelles des usagers des réseaux sociaux qui nous ont permis de discuterleur condition de différence par rapport aux autres. On propose ici une approche «transgressive» des études faites sur le discours, en général, car on tient à définir le handicap comme une formation discursive construite par de différents sujets: ceux qui le portent et enparlent et ceux qui assument la parole pour eux. On a ainsi discuté la question en mettant en évidence les sentiments quelle inspire dans la vie en société. Lesthétique de la différence a été considérée comme lensemble de relations qui connectent le handicap (son expression parle langage) et les réseaux sociaux, dans un mouvement communicationnel, construit à partir de la sémiotisation du monde réalisée à travers la sélection dexpériences personnelles, dansune société donnée. Pour ce faire, on a adopté un modèle social du handicap qui laperçoit comme singularité ou différence et jamais comme maladie. Des concepts propres à la Sémiolinguistique ont été de grand aide pour mieux procéder à cette étude: le contrat, lessujets-parlants, les imaginaires, les actes de langage et leurs mises en scène. Ces données ont permis lélaboration dune approche discursive concernant les éléments langagiers constitués dans de différents réseaux. On espère que cette étude permettra létablissement dun nouveau regard sur la thématique que nous a servi de corpus: les paroles de handicapés insérées dans des réseaux sociaux.
Assunto: Lingüística
Análise do discurso
Metáfora
Cognição
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9X4PFX
Data do documento: 17-Abr-2015
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