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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Turn on your mobile devices in the english classes: tweets no processo de escrita colaborativa on-line do gênero personal recount
Autor(es): Vânia Carvalho de Castro
Primeiro Orientador: Reinildes Dias
Primeiro membro da banca : Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Segundo membro da banca: Vivian Bernardes Margutti
Resumo: A pesquisa investigou as possibilidades pedagógicas do Twitter e seus recursos como suporte no desenvolvimento de escrita colaborativa on-line em inglês do gênero personal recount. À luz deste objetivo principal, o presente estudo buscou verificar como o Twitter e seus recursos auxiliam na realização das etapas do processo cíclico da escrita do modelo didático de Dias (2004), tendo em vista as condições de produção do texto produzido (quem escreve, para que, sobre o quê, para quem, para quê, de que forma). A pesquisa também investigou como a produção textual por meio da colaboração on-line pelos tweets contribui para uma escrita adequada do gênero personal recount. Por fim, analisou os aspectos relativos ao potencial pedagógico do Twitter como suporte no processo de aprendizagem colaborativa. Os procedimentos didáticos que fundamentaram o ensino da produção textual dos recounts enfatizaram o estudo prévio das características do gênero, a escrita como processo e a colaboração entre os membros dos grupos visando o aprimoramento dos textos produzidos. O trabalho foi realizado em uma turma de alunos do Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras - CACS - localizado no campus FAFICH da UFMG em Belo Horizonte, Minas Gerais. A coleta de dados foi efetivada por meio de dois questionários, pelo registro de interações pelos tweets e pelas as produções textuais dos alunos. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o uso das tecnologias digitais, na ótica da escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004) e dos letramentos ou multiletramentos (KALANTZIS E COPE, 2012, 2013), favorece o desenvolvimento da escrita em LE, fomenta a agência e a autonomia do aluno estabelecendo sua participação efetiva no processo de produzir e revisar textos em colaboração com seus colegas.
Abstract: This research investigated the pedagogical possibilities of Twitter and its resources so as to support the development of online collaborative writing of the genre personal recount in English. This study aims to verify how Twitter and its resources aided students throughout the stages of the writing cyclic process didactic model proposed by Dias (2004), considering the text production conditions (Who is writing, why, about what, to whom, how). Also, this research looked into how the online collaborative text production through tweets contributed with the writing adequacy of the genre personal recount. Finally, it analyzed the aspects related to the pedagogical potential of Twitter to underpin the process of collaborative learning. The didactic procedures that sustained the teaching of the recounts production have emphasized the previous study of the characteristics of the genre, the writing as a process, and the collaborative writing amongst the members of the groups in order to improve their texts. The research has been carried out with a group of students at the Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras CACS (Foreign Language Teaching Project), located in FAFICH on UFMG campus in Belo Horizonte, Minas Gerais. The data collection instruments were two questionnaires, the interactive tweets by students, and their text productions. Based on the research outcomes, it has been concluded that the digital technologies, according to the writing process and literacies or multiliteracies (KALANTZIS E COPE, 2012, 2013), help the development of the writing in foreign language, encourage learners autonomy by establishing their effective participation in the process of production and revision in collaboration with their classmates.
Assunto: Colaboração online
Gêneros textuais
Lingua inglesa Escrita
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Internet na educação
Produção de textos
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9X4PSE
Data do documento: 27-Mar-2015
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