Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A6UMZN
Type: Tese de Doutorado
Title: O gênero relatório de experimento em contexto de ensino de ciências em cursos técnicos de nível médio
Authors: Lea Dutra Costa
First Advisor: Janice Helena Silva de R C Marinho
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Glaucia Muniz Proenca Lara
Third Referee: Rivania Maria Trotta Sant Ana
metadata.dc.contributor.referee4: Janaina de Assis Rufino
Abstract: Os relatórios produzidos após a realização de práticas de laboratório em cursos técnicos de Nível Médio (relatórios de experimento) submetem alunos à produção de um gênero, fortemente regulado, que circula em ambientes mais públicos. Tal fato despertou o interesse em pesquisar esse assunto. Nesta tese, inicialmente, concebeu-se o relatório como um gênero secundário pouco afeito à expressão da individualidade e bastante estável (BAKHTIN:2003), o que coloca em xeque a sua adoção como instrumento mediador de aprendizagem. Assim, o objetivo geral desta tese é compreender o emprego e o funcionamento do gênero, sendo objetivos específicos: averiguar que concepção de gênero norteia a sua adoção como instrumento de ensino, identificar bem como discutir as características genéricas que influenciam esse emprego. Considerados os múltiplos fatores envolvidos na aprendizagem, adotou-se uma metodologia qualitativa (JOHNSON:1992), que não pode nem deve fazer quaisquer generalizações. No caso desta tese, por temas relacionados ao emprego de gêneros como 'um grande organizador global', 'uma configuração estabilizada de vários subsistemas semióticos', um megainstrumento, que possibilita ações eficazes em situações de comunicação definidas, desde que devidamente apropriados (SCHNEUWLY:2004). O corpus da pesquisa foi composto por entrevistas com professores de quatro disciplinas (duas do Núcleo Básico e duas do Profissionalizante) e com alunos do 1o ano de uma escola técnica que demanda sólidos conhecimentos em Ciências da Natureza. Foram feitas observações de práticas de laboratório e de produção de relatórios. Coletaram-se os dois primeiros relatórios e o último relatório produzidos no primeiro trimestre letivo de 2014 por cinco alunos de uma única disciplina. Na produção do primeiro, não houve qualquer orientação do professor. Essa atividade aconteceu no primeiro dia de aula. O segundo foi coletado na aula seguinte e o terceiro no encerramento do trimestre. Na produção desses últimos textos, houve intervenções do professor. Os dados gerados por esses instrumentos de pesquisa foram analisados com base na proposta de Cristóvão e Nascimento (2011). Segundo elas, o texto é o produto final de um processo da linguagem materializada em textos orais e escritos que ocorre em um nível sociológico, onde se encontram parâmetros para a constituição de uma base de orientação para adoção de um modelo de gênero pertinente à situação. Em outro nível, o psicológico, ocorrem as operações de textualização. Essencialmente, essa proposta foi construída de acordo com uma perspectiva teórica interacionista sócio-discursivo, com ênfase nas ideias de Bronckart (2003) e Schneuwly e Dolz (2004). Juntam-se a esses teóricos, Baltar (2004), Marcuschi (2011), Antunes (2010), Bawarshi e Reiff (2013) entre outros. Concluiu-se que, no nível sociológico, na base de orientação para a adoção do relatório em contexto de ensino de ciências, havia pontos frágeis relacionados ao conceito de gênero e ao seu papel na formação técnica. No nível psicológico, os maiores obstáculos para o emprego do relatório tinham origem na ancoragem enunciativa de autonomia e na planificação dos tipos de sequências que compõem as seções Introdução e Conclusão, que deixaram de fazer parte do último relatório. Quanto às operações linguísticas e discursivas, a análise feita indicou que o uso de modalizadores foi diminuindo até desaparecer enquanto se intensificavam o uso da voz passiva e da 1a pessoa do plural do presente do indicativo. Concluiu-se que à medida que os alunos iam amadurecendo e conhecendo mais sua nova escola foram se estabelecendo contradições entre o emprego do relatório de experimento e suas características, comprometendo a eficácia do gênero como um instrumento de aprendizagem.
Abstract: The production of reports after conducting laboratory practice in technical secondary school courses (experiment reports) asks students to produce a genre, strongly regulated, which circulates in more public places.this fact aroused the interest in researching the genre report in the context of teaching young adolescents. This thesis initially conceived up the report as somewhat secondary genre related to the expression of individuality and quite stable (Bakhtin 2003), which challenges its adoption as a mediating learning tool. Thus, the general objective of this thesis is to understand the use and operation of this type of genre. The specific objectives are: to determine which conception of genre guides its adoption as a teaching tool, to identify as well as to discuss the general characteristics that influence its use. Considering the multiple factors involved in learning, we adopted a qualitative methodology, which can not and should not make any generalizations. In the case of this thesis, by themes related to the use of genre as "a major global organizer", "a stabilized configuration of various semiotic subsystems," a learning mega instrument, which enables effective action in defined communication situations, if properly appropriate ( SCHNEUWLY:2004). The corpus of the research consisted of interviews with teachers of four disciplines (two of the basic core and two vocational) and students of the first year of a technical school that requires knowledge in natural sciences and mathematics. Notes about the laboratory practice and the production of reports were taken. The first two reports and the latest report produced by five students of a single discipline in the first academic quarter of 2014 were collected. In the production of the first, there was no guidance from the teacher. This activity took place on the first day of class. The second was collected in the following class and third at the end of academic quarter. There were teachers interventions in the production of the latter texts. The data generated by these research instruments were analyzed based on the proposal of Christopher and Nascimento (2011). According to them, the text is the end product of a process of embodied language in oral and written texts that occurs in a sociological level, where there are parameters for the establishment of a guidance basis for the adoption of a genre model appropriate to the situation. On another level, the psychological one, textualization operations occur. Essentially, this proposal was built according to a socio-discursive interactionist theoretical perspective, with emphasis on the ideas of Bronckart (2003) and Schneuwly and dolz (2004). Following these theorists, are Baltar (2004), Marcuschi (2011), Antunes (2010), Bawarshi and Reiff (2013) among others. It was concluded that, on the sociological level, there were weaknesses on the guidance for the adoption of the report in the context of teaching science related to the concept of genre and its role in technical training. On the psychological level, the biggest obstacles to the use of report originated in the enunciative anchoring of autonomy and in the planning of the types of sequences that make up the sections introduction and conclusion. These sections stopped being produced by the students, without, in the teacher's perspective, compromising teaching and learning, at least in relation to the grade attributed to this last report. As for the linguistic and discursive operations, the analysis indicated that the use of modalizers started decreasing until disappearing from the text, whilst the use of the passive voice and the first person plural in present simple started increasing. therefore, it can be said that the effectiveness of genre as a (mega) instrument depends not only on discursive competence of the student but also on the teachers view on the student writing production not as a text only, but as a genre.
Subject: Gêneros textuais
Funcionalismo (Linguística)
Lingüística textual
Relatórios Redação
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A6UMZN
Issue Date: 25-Aug-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___vers_o_final___vers_o__07__12__2015_1_.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.