Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8F
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
Autor(es): Clebson Luiz Brito
Primeiro Orientador: Glaucia Muniz Proenca Lara
Primeiro membro da banca : Carlos Fernando Jáuregui Pinto
Segundo membro da banca: William Augusto Menezes
Terceiro membro da banca: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Quarto membro da banca: Wander Emediato de Souza
Resumo: O objeto desta pesquisa é a identidade discursiva conhecida como discurso messiânico, ou ainda como discurso de caráter ou tom messiânico, designações aplicadas não apenas a textos oriundos do domínio religioso, mas também a textos provenientes de domínios diversos e materializados em diferentes gêneros. O objetivo maior que nos guia é, pois, o de compreender o que, do ponto de vista linguístico-discursivo, responde por essa categorização. Partimos da hipótese de que o discurso tido como messiânico (em sentido amplo) reitera uma configuração que alude ao quadro do messianismo, configuração essa que pode ser apreendida como um conjunto de formas semióticas (fundamentais e narrativas), discursivas e argumentativas, o que nos leva a recorrer ao aporte teórico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso em dialogo com os estudos da argumentação. Quanto ao corpus, ele é composto por quatro textos ou conjunto de textos: 1) o livro bíblico do profeta Isaías; 2) História do futuro, de Padre Vieira; 3) Mensagem, de Fernando Pessoa; 4) as Teses sobre o conceito de história, de Walter Benjamin. Trata-se de um corpus heterogêneo do ponto de vista do gênero, do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, constituído por textos reconhecidamente messiânicos, características consideradas essenciais à investigação proposta. No que diz respeito aos resultados, observamos, na base de uma concepção de história veiculada nos textos, as oposições semânticas: /liberdade/ versus /opressão/ e /sacralidade/ versus /profanidade/. O presente, indiferentemente do contexto histórico a que os textos se referem, é compreendido como o tempo de afirmação dos termos disfóricos (/opressão/ e /profanidade/), enquanto ao futuro se reserva a negação desses termos e a posterior afirmação dos termos eufóricos: /liberdade/ e /sacralidade/. Nos diferentes textos analisados, a redenção messiânica é, assim, uma afirmação futura (virtual) da /liberdade/ concomitantemente com uma afirmação da /sacralidade/, o que significa, simultaneamente, reaver uma condição de plenitude e perfeição perdida num passado mítico/mitizado. Essa redenção, em termos de sintaxe extensiva, é ainda uma forma de triagem social, pela eliminação e/ou assimilação dos diferentes, processo que se baseia num simulacro de contrato entre o sujeito e um destinador transcendente. No âmbito do discurso propriamente dito, esses elementos se realizam como um discurso de poder voltado para um grupo a quem é prometida a hegemonia. Trata-se de um discurso prospectivo sustentado por um éthos ligado à paratopia e por uma dêixis enunciativa de véspera de redenção, num claro apelo ao páthos. Considerando, por fim, as cenas da enunciação, esses elementos são observados em duas situações: por um lado, a crença messiânica, por seu incontestável apelo emocional, é convertida em discursos que, num quadro cênico religioso, buscam validá-la e fazer crer em sua iminente realização a partir de uma situação tida como severamente negativa; por outro, textos não ligados ao quadro cênico religioso se valem, na forma de cenografia, do apelo emocional que o quadro do messianismo carrega para sacralizar algum projeto de futuro ou possibilidade de mudança.
Abstract: The object of this research is a discursive identity known as messianic discourse or as discourse of messianic character or tone, designations applied not only to the texts from the religious domain, but also to the ones coming from a variety of domains and materialized in different genres. Our principal aim is to understand what, from a linguistic-discursive point of view, accounts for this discursive categorization. Our starting hypothesis is that the so-called messianic discourse, in a broad sense, reiterates a configuration that alludes to the messianic frame, configuration that can be highlighted as a set of semiotic (fundamental and narrative), discursive and argumentative forms. For this reason, we take the theoretical contributions of both Discursive Semiotics and French Discourse Analysis in dialogue with the Argumentation studies. Concerning the corpus, it consists of four texts or groups of texts: 1) the prophet Isaiahs biblical book; 2) História do futuro, by Antonio Vieira; 3) Mensagem, by Fernando Pessoa; 4) Thesis on the Philosophy of History, by Walter Benjamin. It is a heterogeneous corpus from the point of view of genre, time and space, but at the same time consists of texts recognized as messianic, which is considered an essential aspect for this research. On the basis of a historical conception conveyed in the texts, the results show two main semantic oppositions: /liberty/ versus /oppression/ and /sacrality/ versus /profanity/. The present, no matter the historical context to which the texts refers, is understood as a period of affirmation of the dysphoric terms (/oppression/ and /profanity/), while the future is the time of negation of these terms and of subsequent affirmation of the euphoric terms: /liberty/ and /sacrality/. In the different texts analyzed, the messianic redemption is thus a future affirmation of both /liberty/ and /sacrality/, which also means to recover a lost condition of fullness and perfection in a mythical or idealized past. Such redemption, in terms of extensive syntax, is a form of social screening, that is, the elimination and/or assimilation of the other, a process that is based on the simulacrum of a contract between the subject and a transcendent addresser. In the discourse level, these elements are changed into a power discourse focused on a group to which hegemony is promised. It is a prospective discourse supported by an ethos linked to the notion of paratopia and by an enonciative deixis understood as the eve of redemption, in a clear appeal to pathos. Finally, considering the enunciation scenes, these elements are observed in two situations: on the one hand, the messianic belief, because of its undeniable emotional appeal, is converted into discourse which, in a religious scenic frame, seek to validate it and to make believe in its imminent achievement in a situation considered severely negative; on the other hand, texts that are not related to the religious scenic frame use the messianic frame, in the form of a scenography, to sacralize some future project or possibility of transformation.
Assunto: Vieira, Antônio , 1608-1697 História do futuro
Análise do discurso
Pessoa, Fernando , 1888-1935 Mensagem
Messianismo
Benjamin, Walter , 1892-1940
Retórica
Bíblia AT Isaías
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8F
Data do documento: 27-Nov-2015
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