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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: As cotas raciais em uma publicação jornalística universitária: imagens das relações raciais brasileiras
Autor(es): Juliana Silva Santos
primer Tutor: Helcira Maria Rodrigues de Lima
primer miembro del tribunal : Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Segundo miembro del tribunal: Rodrigo Ednilson de Jesus
Resumen: O objetivo desta pesquisa é analisar os recursos argumentativos usados em artigos de opinião publicados no Boletim, periódico semanal da Universidade Federal de Minas Gerais, para construção da imagem das Ações Afirmativas de recorte racial a partir dos imaginários que sustentam as tomadas de posição pelos locutores os articulistas dos artigos de opinião. Os textos escolhidos são da versão virtual da mídia em questão e abrangem um período de dez anos de publicação (2002 a 2012). Nesse contexto, consideramos que a proposição de cotas raciais, destinada ao segmento negro da população, tem se configurado em um espaço de lutas e polarizações opinativas no campo das relações entre os sujeitos, situação que se materializa discursivamente. Dessa forma, presumimos que elementos dóxicos, como estereótipos e imaginários sociodiscursivos, além dos argumentos veiculados pelo discurso (ethos, pathos e logos) são utilizados na construção argumentativa dos articulistas para embasar seus argumentos e, assim, construir a imagem da política de cotas orientando posicionamentos e maneiras de ver. O desenvolvimento da pesquisa levará em conta a análise argumentativa, vertente teórica da Análise do Discurso, a partir dos trabalhos de Amossy (2010, 2011) e Lima (2006). No contexto das relações étnico-raciais, esta dissertação irá se basear, principalmente, nos trabalhos de Munanga (2008) e Jesus (2011), desde o olhar biologizante para a noção de raça, passando pela construção da identidade nacional até a contemporaneidade. Também serão trazidas reflexões sobre a noção de gênero discursivo a partir de Bakhtin (2006), somadas às contribuições da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2004), sobre a ancoragem social dos gêneros. Presumimos que os argumentos utilizados pelos locutores objetivaram um propósito argumentativo não apenas sobre as cotas no ensino superior, mas principalmente sobre as relações raciais desenvolvidas no Brasil e racismo decorrente desse processo.
Abstract: The goal of this research is to analyze the argumentative resources used in opinion articles published in Boletim, a weekly newspaper from Universidade Federal de Minas Gerais, in order to consider how the image of Affirmative Action was built, focusing on imaginaries underpinning the positions taken by speakers the writers of the opinion articles. The chosen texts were taken from the digital version of the aforementioned source and cover ten years of publication (2002 up to 2012). In this context, we point out that the proposal for such a measure which targeted the Black segment of the population, was created in a space of struggles and of polarized opinions regarding social relations, a situation that is materialized discursively. Thus, we assume that doxic elements such as stereotypes and socio-discursive imaginaries, beyond the arguments conveyed by the speech (ethos, pathos and logos) are used in the argumentative building of the speakers to support their arguments and thus build the images of the quota policy, therefore shaping understandings and viewpoints. This research will take into account the argumentative analysis, a theoretical aspect of Discourse Analysis taken from the works of Amossy (2010, 2011) and Lima (2006). In the context of ethnic and race relations, this paper will be focused mainly on the works of Munanga (2008) and Jesus (2011), starting from the biologizing perspective involving the concept of race and passing through the construction of national identity up until contemporary perspectives. We will also reflect upon the notion of discursive genre taken from Bakhtin (2006), together with the contributions of Semiolinguistics Theory from Patrick Charaudeau (2004) in relation to the social anchoring of genres. We assume that the arguments used by speakers have an argumentative purpose not just about quotas policies in higher education, but also about how race relations developed in Brazil and about the racism resulting from this process.
Asunto: Programas de ação afirmativa
Análise do discurso
Negros Educação
Brasil Relações raciais
Jornalismo universitário
Retórica
Textos jornalísticos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PPTL
Fecha del documento: 5-feb-2016
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