Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
Autor(es): Carlos Antonio Fernandes
primer Tutor: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
primer miembro del tribunal : Melliandro Mendes Galinari
Segundo miembro del tribunal: Ida Lucia Machado
Resumen: Nesta dissertação, é feita a análise da farsa O Bem Amado de Dias Gomes, com o objetivo principal de verificar como foi construído seu personagem principal, Odorico Paraguaçu. Abordando a constituição do personagem, a partir de seus possíveis ethé, verifica-se que estes estão relacionados aos imaginários sociodiscursivos da época em que a peça foi produzida. Com isso, percebe-se que Dias Gomes recorreu aos imaginários políticos, para idealizar o personagem, aludindo aos políticos e situações políticas da época. Os principais imaginários seriam do político coronel, e o imaginário do político verborrágico, que ajudam a construir o ethos do personagem. A peça se passa na fictícia Sucupira, onde Odorico Paraguaçu, líder político e coronel abastado da região, candidata-se a prefeito, tendo como plataforma política a construção de um cemitério na cidade. Como não havia cemitério emSucupira, os defuntos eram enterrados na cidade vizinha. Eleito, Odorico constrói o cemitério, porém falta defunto para inaugurá-lo. Para justificar a sua obra e manter sua popularidade, já abalada pelo discurso da oposição, que considerava a obra um desperdício do dinheiro público, Odorico irá utilizar-se dos meios mais inescrupulosos possíveis parainaugurar o cemitério, para manter-se no poder, pois, segundo Odorico, em política: os finalmentes justificam os não obstantes(GOMES, [1961], (2014, p.70). Essa frase resume a noção de política de Odorico, remetendo a um imaginário de que todos os meios são justificáveis para alcançar os objetivos políticos. Com esse imaginário, constrói-se seu ethos de político ardiloso, cheio de malícia.Busca-se também analisar o personagem fictício pela identificação do interdiscurso e constata-se que ele foi inspirado em políticos factuais contemporâneos de Dias Gomes, configurando-se a farsa O Bem Amado uma metáfora do Brasil daquele período. Utiliza-se o quadro teórico da Teoria Semiolinguística de Charaudeau ([1983], 2010), destacando-se principalmente seu quadro comunicacional. Para análise do discurso político e dos imaginários sociodiscursivos, pauta-se em Charaudeau(2008). Sobre a noção de ethos novamente em Charaudeau (2008), Amossy (2008), dentre outros. Apóia-se, também, em referencial teórico literário, considerando a especificidade do objeto analisado. Enfim, resumidamente, pode-se afirmar que o autor Dias Gomes produziu um texto fundamentado nos imaginários sociodiscursivos de um típico político brasileiro, demagogo, teatral.
Abstract: Dans ce travail , nous analysons la farse brésilienne O Bem Amado de Dias Gomes dont l'objectif principal est de vérifier comment a été construit le personnage principal, Odorico Paraguaçu. En étudiant la constitution du personnage à partir de ses ethé, nous constatonsqu'ils sont liés aux imaginaires sociodiscursifs de l´époque où la pièce a été écrite.Cela dit, nous nous apercevons que Dias Gomes a repris les imaginaires politiques pour créer le personnage en faisant allusion aux politiciens et aux situations politiques de l'époque. Les imaginaires principaux seraient celui du politicien colonel e celui de l'imaginaire dupoliticien qui n'arrête jamais de parler, de dire n'importe quoi (verborrágico) , ce qui aide à construire l' ethos du personnage. L'histoire se passe dans un village imaginaire, Sucupira, où le leader politique, un riche colonel de la région, pose sa candidature pour devenir le maire du village, ayant comme programme politique la construction d'un cimétière, car il n'y en avait pas à Sucupira et les morts étaient donc enterrés dans un village voisin. Elu,Odorico fait bâtir le cimétière, néanmoins il manque le défunt pour son inauguration. Pour justifier son oeuvre et garder la popularité déjà très détruite par le discours de l'opposition qui considérait cela un gaspillage de l'argent publique, Odorico va se procurer les moyens les plus ignominieux et sordides pour inaugurer le cimétière et pour rester dans le pouvoir, car selon lui, en politique " les finalement justifient les nonobstant" (Gomes, [1961], (2014, p70 ). Cette phrase exprime la pensée politique du maire Odorico, en faisant allusion à un imaginaire où tous les moyens sont plausibles pour atteindre lesobjectifs politiques. Avec cet imaginaire, Dias Gomes réussit à créer l'ethos du politicien corrompu et malin. Nous essayons d'analyser le personnage de fiction par l'identification de l'interdiscours et nous constatons qu'il a été inspiré des politiciens factuels contemporains de Dias Gomes, ce qui fait que O Bem Amado soit considéré une étaphoredu Brésil de cette époque-là. Dans ce travail, nous nous appuyons sur la Théorie Semiolinguistique de Charaudeau (1983, 20100 ) et surtout sur son tableau communicationnel pour ce qui concerne l'analyse du discours politicien et des imaginaires sociodiscursifs (Charaudeau (2008). Nous nous appuyons également sur la notion d' ethosélaborée par Charaudeau (2008), Amossy (2008), parmi d'autres. Ceci dit, nous pouvons affirmer que l'auteur de la pièce, Dias Gomes, a écrit un texte en reproduisant les imaginaires sociodiscursifs d'un typique politicien brésilien démagogique et théatral.
Asunto: Teatro brasileiro
Discurso político
Estratégia discursiva
Paraguaçu, Odorico (Personagem fictício)
Gomes, Dias , 1922-1999 Bem amado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8Q
Fecha del documento: 22-dic-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.