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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Multimodalidade em livros didáticos de lingua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual
Autor(es): Clarice Lage Gualberto
primer Tutor: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
primer miembro del tribunal : Delaine Cafiero Bicalho
Segundo miembro del tribunal: Regina Lucia Peret Dell Isola
Tercer miembro del tribunal: Cláudia Natividade
Cuarto miembro del tribunal: Zaira Bonfante dos Santos
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo verificar como a multimodalidade se constitui nos textos de dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP) do sétimo ano do ensino regular. Essa análise se fundamenta na Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) e em seus principais desdobramentos: a abordagem multimodal (BEZEMER; KRESS, 2015; KRESS, 2010; JEWITT, 2009; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) e a Gramática do Design Visual GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006). Dessa forma, examinam-se os modos e os recursos semióticos envolvidos na construção de sentido dos LDP. Uma vez que os LDP exercem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e têm sido alvo de políticas públicas, considera-se fundamental levantar possíveis sentidos produzidos pelos LDP, levando em conta seus textos escritos, mas também suas características visuais, que interferem diretamente na interpretação e no significado dessas obras. Além disso, com o crescimento acelerado da presença de imagens em diversas situações do cotidiano, torna-se imprescindível que a interpretação desses textos seja estimulada e sistematizada no ensino de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, busca-se refletir sobre o conceito de texto e de leitura, ampliando-os, a partir da perspectiva multimodal. Assim, a metodologia de trabalho se ampara em algumas categorias da GDV e em publicações de Bezemer e Kress (2008, 2009, 2010), nas quais os autores desenvolvem uma análise multimodal de LD de língua inglesa. Adicionalmente, esse estudo se fundamenta nas contribuições de van Leeuwen (2006) sobre tipografia, Kress e van Leeuwen (2002) acerca das cores, Kress (2010), a respeito da multimodalidade e as de Street (1996), Kress (1997, 2003) e Jewitt (2008) para os estudos sobre letramentos. Assim, esta pesquisa apresenta novas categorias de análise, a fim de atender a demandas que surgiram ao longo do estudo, contribuindo para a discussão dos possíveis sentidos produzidos, principalmente, pelo layout e pela imagem nos LDP. Além disso, o exame das obras indicou como o LDP se coloca para seu público e para que tipo de leitor ele cada um dos LDP é projetado. Por fim, a análise mostra que, comparando os dois LDP, os livros possuem mais diferenças que semelhanças, sendo um mais tradicional e o outro mais inovador, sobretudo, no que se refere ao conceito de texto que cada um transparece por meio da forma com a qual os elementos são orquestrados em suas páginas.
Abstract: This thesis discusses multimodal aspects on Portuguese school textbooks under the Social Semiotic theory (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) and the main approaches created under this perspective, that is, the multimodal approach (BEZEMER; KRESS, 2015; KRESS, 2010; JEWITT, 2009; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) and the Grammar of Visual Design GVD (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006). Due to the fact that Brazilian school textbooks have been a frequent target of public policies and play a quite important role in the teaching-learning process, it is necessary to verify how they contribute to multimodal literacy, as well as the potential meanings that modes and semiotic resources might produce throughout each book. Regarding the visual analysis, it is essential to verify textbooks potential meanings. To do so, this study also mentions Bezemer & Kress (2008, 2009, 2010), which constitute significant references to this thesis. The referred authors analised English school textbooks under a social semiotic multimodal approach. Moreover, the current research considers van Leeuwen (2006) and Kress & van Leeuwen, with regards to typography and colours (respectively). In addition, it is worthy to mention Street (1996), Kress (1997, 2003) and Jewitt (2008) when it comes to the notion of multimodal literacy. These authors provide a significant contribution to this study, once each of them discusses this concept in a particular way, adding complementary perspectives about it. Therefore, this thesis introduces new categories, aiming to fulfill some necessities of the analysis process which emerged throughout the studies and that contributed to the discussions on the potential meanings, mainly, produced by images and through layout. In addition, the study revealed how each textbook presents itself to its reader and how each of these readers are projected by the textbook. Finally, the comparative analysis showed that they have more distinct aspects than the similar ones. Thus, the current research revealed two different identities of each textbook. While one reveals itself in a more traditional way, the other one presents more evidences of being innovative. These characteristics could be inferred, mostly, by the concepts of text each book appears to provide and through the way elements are arranged and orchestrated in both textbooks.
Asunto: Análise do discurso
Livros didáticos Avaliação
Funcionalismo (Linguística)
Semiótica Aspectos sociais
Modalidade (Linguística)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8KNM8
Fecha del documento: 4-mar-2016
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