Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
Autor(es): Caroline Martins dos Santos
Primeiro Orientador: Andrea Machado de Almeida Mattos
Primeiro membro da banca : Cielo Griselda Festino
Segundo membro da banca: Valdeni da Silva Reis
Resumo: O ensino de língua inglesa nas escolas públicas tem sido muito discutido a partir dos documentos oficias que propõem o ensino crítico e a formação do cidadão, como proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006). Alguns trabalhos discutem a importância da literatura para o ensino de língua estrangeira (LE), além de outros fatores que contribuem para a formação crítica do indivíduo (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). Porém, a escola pública brasileira apenas oferece espaço à literatura para o ensino de língua portuguesa, e a língua estrangeira se ocupa apenas do aspecto linguístico (BRASIL, 2006). Este trabalho propôs investigar o espaço que a literatura pode obter na sala de aula de língua estrangeira na escola pública, a partir de trêsatividades aplicadas a trinta alunos da rede municipal de Belo Horizonte. As atividades foram analisadas a partir das perspectivas dos alunos e da professora participante, através de observação das aulas, entrevistas, questionários e análise das respostas dos alunos nasatividades. Diante disso, foi possível observar que, além da oportunidade de trabalhar o aspecto linguístico no texto literário, também estão presentes oportunidades de promover o letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), à medida que os textos de literatura de expressão inglesa podem funcionar como brechas (DUBOC, 2012) para o letramento crítico.
Abstract: English language teaching in public schools has been much discussed based on official documents which suggest the critical education approach and the formation of citizens, as discussed in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006).Some papers discuss the importance of literature for foreign language teaching, besides other factors which contribute to the critical education of the individual (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). However, the Brazilian public school only offers space for literature in the Portuguese language teaching, and the teaching of foreign languages is concerned only with the linguistic aspect of the language (BRASIL, 2006). This paper intended to investigate the space that literature can have in the foreign language classroom in public schools, from three activities applied to thirty students from a municipal school in Belo Horizonte. The activities were analyzed from the perspectives of students and participant teacher through classroom observation, interviews, questionnaires and analysis of the responses of the students in the activities. Thus, it was observed that, in addition to the opportunity to teach the linguistic aspect in the literary text, opportunities to promote critical literacy are also present (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), as the English-language literature texts may function as cracks (DUBOC, 2012) which allow for the use of a critical literacy approach.
Assunto: Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Literatura Estudo e ensino
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Línguas Aspectos socias
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
Data do documento: 23-Fev-2016
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