Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8XHXQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Metáforas no pensamento e no discurso: uma análise cognitivo-discursiva da fala de aprendizes de inglês língua estrangeira sobre sua experiência de aprendizagem
Authors: Thiago da Cunha Nascimento
First Advisor: Luciane Corrêa Ferreira
First Referee: Paulo Henrique Aguiar Mendes
Second Referee: Maira Avelar Miranda
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as metáforas envolvidas na fala de indivíduos aprendizes de inglês, bem como suas conceptualizações acerca de aspectos envolvidos no processo de aprendizagem desta língua, tais como suas motivações para a aprendizagem da língua inglesa, sua percepção dessa língua estrangeira, o papel do professor de idiomas, possibilidades de intercâmbio, etc. Adotamos uma perspectiva teórica e analítica de dois quadros teóricos que, a nosso ver, se complementam, isto é, em nossa investigação, utilizamos tanto a teoria cognitiva da metáfora quanto sua abordagem discursiva para analisarmos a fala de aprendizes de inglês língua estrangeira. Por usar o método de estudo de caso e a técnica de grupo focal para coleta de dados, isto é, por sua natureza metodológica e técnica de coleta de dados, e dado seu caráter explanatório, descritivo e interpretativo para a abordagem de nosso objeto, esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativo. Nosso corpus constitui-se de dois grupos focais, formados por seis indivíduos cada. Os participantes desta pesquisa foram doze alunos do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, aprendizes de inglês como língua estrangeira, seis alunos do nível básico e seis do nível avançado. Os registros em áudio e vídeo das entrevistas com os grupos focais foram transcritos em unidades entonacionais (CHAFE, 1994) seguindo as orientações de transcrição de Stelma e Cameron (2007). Realizamos uma análise cognitiva com base na Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2003[1980], 1999; JOHNSON, 1987, 2007; GIBBS, 2005), para examinar as metáforas cognitivas e outras figuras de pensamento que surgiram nos dados coletados. Fizemos também uma análise do discurso à luz das metáforas (CAMERON, 2003, 2007b; CAMERON et al., 2009; CAMERON; MASLEN, 2010) da fala de alguns aprendizes de inglês língua estrangeira com o intuito de investigar as metáforas discursivas e fenômenos como esquemas-imagéticos e metonímias (JOHNSON, 1987; GIBBS, 1994, 2005) que emergiram no discurso deles. Concluímos que esquemas pré-linguísticos, como FORÇA, OBJETO, CONTATO, ORIGEM-CAMINHO-META e CONTÊINER estruturaram algumas expressões linguísticas referentes à experiência de aprendizagem de inglês. Identificamos metáforas conceptuais tais como MOTIVAÇÃO É FORÇA, LÍNGUA É OBJETO, APRENDIZAGEM DE INGLÊS É VIAGEM, PROFESSOR COMO CONSTRUTOR, subjacente às expressões linguísticas usadas para falar sobre Tópicos como motivação para aprender inglês, língua inglesa, aprendizagem de inglês e professor de inglês respectivamente. No âmbito discursivo, verificamos a emergência das metáforas sistemáticas MOTIVAÇÃO PARA APRENDER INGLÊS É SER FORÇADO PELA SOCIEDADE, A LÍNGUA INGLESA É UM OBJETO QUE VOCÊ POSSUI e AÇÕES DO PROFESSOR SÃO FORÇAS IMPULSIONADORAS OU FORÇAS INIBIDORAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, por exemplo, sobre os Tópicos motivação para aprender inglês, língua inglesa e professor de inglês respectivamente.
Abstract: This thesis aims to investigate the metaphors in the speech of English as Foreign Language (EFL) learners and their conceptualizations concerning the aspects involved in the process of learning such a language, for instance, their motivations to study the language, their perception of English language, the role of language teachers, exchange programs possibilities etc. We have adopted a theoretical and analytical perspective of two theoretical frameworks that in our view complement each other, namely the cognitive metaphor theory and the metaphor discursive approach, in order to analyse the speech of EFL students. This study falls within an interpretative-qualitative paradigm due to its case-study method and the use of the focus group technique for data collection, as well as its explanatory, descriptive and interpretative features. Our corpus comprises two focus groups, each formed by six individuals who are EFL students of the Centro de Extensão da Faculdade de Letras of Minas Gerais Federal University in Brazil. One focus group consisted of advanced learners and the other, of elementary ones. The audio and video recordings were transcribed into intonation units (Chafe, 1994), according to the transcription orientations by Stelma and Cameron (2007). A cognitive analysis of the data, based on the Conceptual Metaphor Theory (Lakoff and Johnson, 2003 [1980], 1999; Johnson, 1987, 2007; Gibbs, 2005), was conducted, so that we could approach the cognitive metaphors and other thinking figures present in the learners speech. We also enjoyed the chance to carry out a metaphor-led discourse analysis (Cameron, 2003, 2007b; Cameron et al., 2009; Cameron and Maslen, 2010) in order to investigate discursive metaphors and other phenomena such as image schemas and metonymies (Gibbs, 1994, 2005) which occurred in the learners speech. We found out that pre-linguistic schemas such as FORCE, OBJECT, CONTACT, SOURCE-PATH-GOAL and CONTEINER structure some linguistic expressions concerning the experience of English learning. It was also identified conceptual metaphors such as MOTIVATION IS COMPULSORY FORCE, LANGUAGE IS AN OBJECT, ENGLISH LEARNING IS A JOURNEY and ENGLISH TEACHER AS A BUILDER, underlying linguistic expressions used to talk about Topics like motivation for learning English, English language, English learning and English teacher respectively. Regarding the discursive scope, we verified the emergence of MOTIVATION FOR LEARNING ENGLISH IS TO BE FORCED BY SOCIETY, ENGLISH LANGUAGE IS AN OBJECT YOU POSSESS and TEACHERS ACTIONS ARE COMPELLING FORCES OR INHIBITING FORCES IN LEARNING PROCESS systematic metaphors, for instance, referring to motivation for learning English, English language and English language, the Topics of the conversation.
Subject: Lingüística
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Metáfora
Cognição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8XHXQ
Issue Date: 21-Jan-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1758m.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.