Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A9TMW7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliana Amarante de Mendonca Mendespt_BR
dc.contributor.referee1Adélia Barroso Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Claudio Humberto Lessapt_BR
dc.creatorElaine Cristina Silva Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:58:40Z-
dc.date.available2019-08-10T11:58:40Z-
dc.date.issued2016-02-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-A9TMW7-
dc.description.abstractEn considérant limportance des médias pour lémission et pour la diffusion de différentes opinions sur les comportements dans notre société, le but de ce travail est détudier, par une analyse rhétorique-argumentative, la forme sous laquelle les femmes contemporaines sont représentées par les médias actuels. Lobjectif spécifique de cette recherche est lidentification et lanalyse de reportages diffusés dans les magazines Época et Veja, dans leurs versions papier et sur leurs sitesélectroniques, entre 2009 et 2012, abordant un malheur supposé, ressenti par plusieurs sujets du sexe féminin, et qui pourraitavoir un rapport avec le concept de backlash, traité par la journaliste américaine Susan Faludi dans livre Backlash : La guerre froide contre les femmes. Selon lauteur, le backlash peut être défini comme une réaction contraire à lémancipation de la femme, par un discours qui attribuerait le malheur et les sentiments dinsatisfaction des femmes aux avancées et conquêtes obtenues au cours de ces dernières décennies. Durant ce parcours, nous présenterons également un bref panorama historiqueconcernant les femmes occidentales, pour une meilleure compréhension des rôles qui leur sont traditionnellement attribués à diverses époques, afin denrichir notre analyse. Inséré dans le champ des études du discours et du texte, notre travail aura comme support théorique, pour lanalyse des reportages, quelques notions issues des études de largumentation, comme les trois éléments rhétoriques ethos, pathos et logos et les concepts de doxa, dauditoire, de lieu commun et de stéréotype.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância da mídia na emissão e na difusão de diferentes opiniões sobre os comportamentos em nossa sociedade, a proposta deste trabalho é, através de uma análise retórico-argumentativa, investigar a forma como as mulheres contemporâneas vêm sendo retratadas pela mídia atual., O objetivo específico é a identificação e a análise de matérias divulgadas nas revistas Época e Veja, em suas versões impressas e nos seus sites eletrônicos, entre os anos de 2009 e 2012, que tratem de uma suposta infelicidade, sentida por vários sujeitos do sexo feminino, e que possa ser relacionada ao conceito de backlash, tratado pela jornalista norte-americana Susan Faludi em seu livro Backlash: a guerra não declarada contra mulheres. Para a autora, o backlash pode ser definido como uma reação contrária à emancipação feminina, através de um discurso que atribuiria a infelicidade e sentimentos de insatisfação das mulheres aos avanços e conquistas obtidos nas últimas décadas. Em nosso trajeto, também procuraremos apresentar um breve panorama histórico acerca das mulheres ocidentais, objetivando uma maior compreensão a respeito dos papeis tradicionalmente atribuídos a elas em diversas épocas, o que acreditamos que enriquecerá nossa análise. Inserido na área dos estudos do discurso e do texto, nosso trabalho terá como suporte teórico, para a análise das reportagens, algumas noções advindas dos estudos da argumentação, tais como as três provas retóricas ethos, pathos e logos e algumas conceituações como doxa, auditório, lugar-comum e estereótipo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmulherpt_BR
dc.subjectbacklashpt_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectmídia jornalísticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherMulheres Identidadept_BR
dc.subject.otherDiscurso midiáticopt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.subject.otherFaludi, Susan Backlashpt_BR
dc.titleBacklash na mídia brasileira?: O discurso da (in) felicidade e a construção do ethos da mulher contemporânea pela mídia impressa e digitalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___elaine_fonseca.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.