Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-8U6UAX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Valores do patrimônio cultural: uma análise do processo detombamento do conjunto IAPI em Belo Horizonte / MG
Autor(es): Guilherme Maciel Araujo
Primeiro Orientador: Leonardo Barci Castriota
Primeiro membro da banca : Silvana Barbosa Rubino
Segundo membro da banca: Maria de Lourdes D Luciano Pereira
Resumo: Hoje, tem-se a consciência de que a conservação passou gradativamente em sua trajetória, de uma atividade técnica, pautada por valores predominantemente científicos, para uma atividade social e política, pautada por valores culturais fortemente contextuais. Neste sentido, a elucidação da atividade da conservação enquanto prática social, aponta a necessidade de compreender como os objetos, coleções ou edificações e lugares são reconhecidos como patrimônio. A compreensão desta atividade enquanto uma prática social é que nos permitiria dizer, em última instância, que a finalidade da conservação não vai ser mais a manutenção dos bens materiais por si mesmos, mas sim a manutenção dos valores neles representados. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo, explorar metodologias aplicáveis à valoração do patrimônio, assim como discutir o papel dos valores nas políticas de conservação. Nesta abordagem, objetiva-se também discutir uma questão seria ainda fundamental: de onde vêm os valores? A abordagem da cultura material poderia ver o valor do patrimônio como algo intrínseco (imutável e universal), ou estes poderiam ser vistos radicalmente e essencialmente extrínsecos? Qual a sua relação com os diferentes significados e aspectos objetivos e subjetivos do patrimônio? Assim, partindo de diferentes metodologias de valoração (assessment) e de uma tipologia de valores, pretende-se compreender, a partir de um estudo de caso, os valores atribuídos a um bem cultural, que articulados aos interesses diferentes, motivaram a participação dos diferentes atores no caso do processo de tombamento do conjunto habitacional IAPI, em Belo Horizonte/MG. Desta forma, buscamos contribuir para uma teoria descritiva sobre como o patrimônio é construído, como os atores atribuem a ele sentido, como e quando ele é contestado e como a sociedade modela o patrimônio e como ela é modelada por este. Parte-se da idéia de que este modelo de abordagem pode delinear uma variedade de processos sociais generalizáveis que são combinados para dar relevância ao patrimônio pela sociedade, entendendo que só uma abordagem ampla permitiria discutir sobre o funcionamento da ecologia da conservação do patrimônio. Ao mesmo tempo, apontamos a necessidade de se compreender a atividade de conservação como parte da ampla esfera cultural e como um fenômeno do discurso público.
Abstract: The understanding of heritage conservation has gradually been changing from a technical activity, based on scientific values, to a social and political activity, guided by cultural values. At the same time, as we understand conservation as a "social practice", theres a growing need to understand how the objects, collections or buildings and places are recognized as heritage. Understanding conservation as a social practice leads us ultimately to realize that its purpose is not to maintain the objects and places for themselves, but to maintain their values. In this context, this research aims to explore methods for the valuation of heritage, as well as to discuss the role of cultural values in conservation policies. It also aims to discuss a fundamental question: where do values come from? What is their relationship with the different meanings of the heritage? Thus, using different methods of assessment and a typology of values, we aim to understand, on the basis of a case study, the values attributed to the IAPI Housing Estate, in its process of nomination as heritage, in Belo Horizonte / Brazil. We would like to contribute to the construction of a descriptive theory about how the heritage is built and how diverse stakeholders attribute meaning to it, in order to illuminate how heritage is shaped by society. We believe that this approach can make explicit a variety of social processes that combine to validate heritage, understanding that a broad approach will permit us discuss the ecology of heritage conservation. This work also wants to point out that conservation must be understood as part of broader cultural sphere and as a phenomenon of public discourse.
Assunto: Patrimônio histórico Conservação e restauração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-8U6UAX
Data do documento: 26-Fev-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_guilherme_maciel_ara_jo.pdf15.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.