Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A5AH8K
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sob a "lente do espaço vivido": a apropriação das ruas pelos blocos de carnaval na Belo Horizonte contemporânea
Authors: Paola Lisboa Côdo Dias
First Advisor: Ana Paula Baltazar dos Santos
First Referee: Roberto Luís de Melo Monte-mór
Second Referee: Glauco Bruce Rodrigues
Abstract: Os blocos de carnaval de rua surgiram em Belo Horizonte ainda nos tempos de sua fundação, no final do século XIX. Contudo, apesar de nunca terem desaparecido totalmente, esse tipo de manifestação carnavalesca foi perdendo em dimensão e importância a partir dos anos de 1930. Entre 1930 e 1980, foram as escolas de samba e os blocos caricatos os responsáveis por manter viva a folia por mais algumas décadas. Todavia, na década de 1990, Belo Horizonte passou a ser conhecida pelo sossego que pairava em suas ruas durante o feriado carnavalesco. A primeira década do século XXI marca a inflexão desse processo com o surgimento de novas associações carnavalescas criadas por grupos de amigos residentes em Belo Horizonte. Entre 2001 e 2008, surgiram alguns blocos de pré-carnaval que a cada ano atraíam mais e mais foliões para as ruas, demonstrando que era possível voltar a brincar o carnaval na capital mineira. Contudo, é o ano de 2009 que marca o início do movimento de retomada dos blocos de carnaval de rua no feriado oficial. Assim, nos últimos seis anos, esses blocos vêm se apropriando de ruas, avenidas, praças, vielas, becos, passarelas, viadutos, vilas e ocupações de sem-casa na cidade de Belo Horizonte. Portanto, desde o início dos anos 2000 até os dias atuais, ocorreu uma completa transformação do carnaval belo-horizontino, passando de uma festa decadente, marginalizada e quase esquecida pela maioria da população a uma festa efervescente e exuberante que levou cerca 1,5 milhão de foliões às ruas em 2015.Assim, vislumbrando na apropriação do espaço pela festa carnavalesca a potencialidade de trazer à tona discussões e pontos de vista originais sobre as categorias espaço, urbano e cidade, foi proposto como objeto desta pesquisa a apropriação da rua blocos de carnaval no contexto atual da cidade de Belo Horizonte. Nesse sentido, a apropriação é definida como uma prática sócio-espacial engendrada pelo indivíduo ou por grupos sociais que, ao longo do tempo, transformam a natureza no sentido amplo, isto é, não somente em seus aspectos geofísicos e de vida biológica, mas também as sociedades, os espaços objetivos e subjetivos. Ademais, a apropriação é entendida como condição essencial para o efetivo exercício do Direito à cidade. Nesse sentido, se a cidade é a obra por excelência da praxis, é por meio da apropriação que ela adquire a qualidade de um espaço socialmente elaborado e exitoso, não somente dominado pela técnica e pelo poder político. Para atingir tal objetivo, foi elaborada uma ferramenta teórica chamada Lente do espaço vivido, baseada no conceito de espaço vivido do filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre (2006). Essa Lente pretende apreender o espaço social focalizando no espaço vivido, aquele dos habitantes e usuários da cidade. É o espaço apropriado no nível do simbólico e do não verbal (imagético), mas que também possui suas práticas sócio-espaciais concretas e objetivas que enfatizam os usos e os valores de uso cotidianos. Entretanto, analisar a apropriação do espaço pela perspectiva do vivido não significa que essa dimensão pode ser isolada das outras duas dimensões de produção do espaço propostas por Lefebvre. Ao contrário, a proposta desta pesquisa é, a partir da dimensão do vivido, analisar dialeticamente essa tríade teórica de produção do espaço: percebido, concebido e vivido.Desse modo, o objetivo desta pesquisa é buscar novas perspectivas de investigação sobre as práticas sócio-espaciais, inclusive aquelas de caráter simbólico e cultural, que possam contribuir para análises eminentemente espaciais, de maneira a ir além da atual abordagem hegemônica nas ciências parcelares dedicadas ao espaço cujos estudos priorizam seus aspectos concretos e suas formas de produção material.
Abstract: Street groups of Carnival emerged in Belo Horizonte still at the time of its foundation, in the late nineteenth century. However, although they never totally disappeared, this kind of carnivals que demonstration started decreasing and losing importance from the year 1930 on. Between 1930 and 1980, samba schools and caricatured groups of Carnival were responsible for keeping revelry alive for a few more decades. Nevertheless, in the 1990s, Belo Horizonte became known for its quiet and peaceful atmosphere during this holiday. The first decade of the twenty-first century marks the inflection of this process happens with the emergence of new Carnival associations created by groups of residents in Belo Horizonte. Between 2001 and 2008, some pre-Carnival groups emerged, which attracted more and more revelers to the streets every year, demonstrating it was possible to resume playing Carnival in the capital of Minas Gerais. However, 2009 marks the beginning of the resumption movement of street Carnival groups on the official holiday. Thus, for the past six years, these groups of revelers have been appropriating streets, avenues, squares, lanes, alleys, footbridges, viaducts, slums and squatting places in the city of Belo Horizonte. Therefore, from the early 2000s to the present day, there was a complete transformation of Carnival in the city, from a decadent party, marginalized and almost forgotten by most of the population to an effervescent and exuberant celebration, which took about 1.5 million revelers to the streets in 2015. The proposed object of this research is the appropriation of the streets by Carnival groups in the current context of the city of Belo Horizonte, glimpsing the potential to bring up discussions and original points of view on the categories "space", "urban" and "city" through the appropriation of space by the Carnival party, For this purpose, appropriation is defined as a socio-spatial practice engendered by individual or social groups which, over time, transform nature in the broad sense, not only in its geophysical aspects and biological life, but also societies, the objective and subjective spaces. Furthermore, appropriation is seen as an essential condition for the effective exercise of the Right to the city. Thereby, if the city is the work by praxis, it is through appropriation that it acquires the quality of a socially elaborate and successful space, not only dominated by technique and political power. In order to achieve such a goal, a theoretical tool called Lens of lived space" has been developed, based on the concept of "lived space" by the French sociologist and philosopher Henri Lefebvre (2006). This "lens" is intended to apprehend the social space focusing on the lived space, the one from inhabitants and users of the city. It is the appropriated space in the symbolic and non-verbal level (imagery), which also has its concrete and objective socio-spatial practices that emphasize use and everyday use values. However, analyzing the appropriation of space by the lived perspective does not mean that this dimension can be isolated from the other two dimensions of the production of space proposed by Lefebvre. On the contrary, the purpose of this research is to focus on the dimension of lived space, to analyze dialectically this theoretical triad of the production of space: perceived, conceived and lived. Therefore, the objective of this research is to seek new prospects for research on socio-spatial practices, including those of symbolic and cultural character, which may contribute to eminently spatial analysis, in order to go beyond the current hegemonic approach in partial disciplines dedicated to space, whose studies prioritize its concrete aspects and modes of material production.
Subject: Espaço urbano Aspectos sociais
Blocos carnavalescos Belo Horizonte (MG)
Carnaval Aspectos sociais
Ruas Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A5AH8K
Issue Date: 31-Mar-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dias_paola_dissertacao_npgau_2015.pdf5.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.