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http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7LSD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fernanda Borges de Moraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Flavio de Lemos Carsalade | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jeanne Cristina Menezes Crespo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maurício Guimarães Goulart | pt_BR |
dc.creator | Sarah Floresta Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T05:24:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T05:24:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7LSD | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se insere na discussão acerca dos aprimoramentos das políticas públicas federais de preservação do Patrimônio Cultural, mais especificamente, percorre um caminho de avaliação e discussão sobre dos avanços, continuidades e rupturas ocorridas nas políticas públicas federais mais recentes, em especial o Programa das Cidades Históricas PCH, iniciado na década de 1970, e o Programa Monumenta (1996-2010). A análise mais aprofundada a que nos propomos fazer refere-se ao Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas PACCH, no qual identificamos três momentos distintos: (i) a elaboração dos Planos de Ação, um instrumento de planejamento integrado para a gestão do Patrimônio Cultural, de forma conjunta entre as gestões municipais e as Superintendências do IPHAN, no ano de 2009; (ii) o lançamento do PAC-CH que, utilizando-se dos processos em curso de elaboração dos Planos de Ação, incorporou tal instrumento ainda em sua gênese; (iii) a efetiva implementação do PAC-CH, em 2013, em 44 municípios do território nacional. O enfoque dado refere-se à sua intenção declarada de promoção do desenvolvimento econômico e social, segundo dois eixos principais: a articulação com demais políticas em nível local e os aspectos de desenvolvimento local sustentável, os quais interessa-nos analisar. Para tal, realizamos estudos de casos em três municípios mineiros contemplados: Congonhas, Diamantina e Serro, abordando as fases de percepção e identificação dos problemas/demandas em nível local, para a formação da agenda política e, em seguida, para a tomada de decisões e seleção das ações que viriam a ser contempladas pelo PAC-CH. Partiremos da análise dos Planos de Ação elaborados em cada um destes municípios e das entrevistas realizadas em âmbito local, contrapondo, as intenções iniciais e o perfil do Programa implementado, e verificando se há avanços democráticos que apontem para o reconhecimento e valorização dos bens locais pelas comunidades depositárias. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | PAC-CH | pt_BR |
dc.subject | PAC-Cidades históricas | pt_BR |
dc.subject | Política federal de preservação | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Patrimonio cultural Proteção | pt_BR |
dc.title | PAC - Cidades Históricas: implicações e repercussões de uma política pública federal de preservação | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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