Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-B7FFWP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Da alienação ao reconhecimento: interfaces para visualização de transformações espaço-temporais
Authors: Thiago Alfenas Fialho
First Advisor: Roberto Eustaaquio dos Santos
First Referee: Ana Paula Baltazar dos Santos
Second Referee: Jeanne Marie Ferreira Freitas
Abstract: Esta pesquisa parte da constatação de um paradoxo: ainda que as ferramentas e as técnicas de planejamento e desenho urbano estejam cada vez mais sofisticadas, o ambiente físico da maioria das cidades vai de mal a pior. Tamponamento de córregos, alagamentos, impermeabilização do solo, deslizamentos de terra e outros problemas ligados à degradação ambiental são cada vez mais recorrentes; parques e praças estão cada mais escassos, as poluições sonora e visual têm se intensificado cada vez mais, as pessoas se apropriam cada vez menos dos espaços públicos, entre outros fatores. O texto parte de uma brevíssima genealogia do desenho de cidades entre os séculos XVI e XX, na qual se explicitam: o momento em que as cidades passam a ser projetadas, quais técnicas de projetação são mais recorrentes e, principalmente, o grau de intervenção nos sítios de implantação e, finalmente, seu impacto na qualidade dos espaços urbanos. Por se tratar de uma escala temporal de longa duração, foram selecionados cinco estudos de caso exploratórios icônicos, isto é, bons representantes das diversas etapas do processo supracitado. Por isso, foram escolhidos: Valletta, em Malta (XVI); Cidade do México (XVII), Paris (XVIII), São Francisco (XIX) e Belo Horizonte (XIX-XX), que ilustram, principalmente, drásticas alterações na hidrografia e no relevo. Além disso, tais processos, em geral predatórios, comuns às cinco cidades, parecem ter contribuído decisivamente para uma degradação generalizada de seus ambientes naturais. Em vista disso, a dissertação tem por objetivo investigar como essa condição se consolidou ao longo do tempo, especialmente a partir da ação dos desenhadores de cidades e dos instrumentos empregados nessa ação, e possíveis meios para combatê-la. A segunda parte do texto dedica-se a apresentar uma investigação acerca de formas de colocar em evidência as suprarreferidas transformações impostas ao ambiente natural. Para isso, são apresentados uma série de técnicas e de recursos de visualização, por meio dos quais é possível reconstituir, em ambiente computacional, processos de urbanização. Toma-se por hipótese que esse tipo de recurso visual tem grande potencial para auxiliar na compreensão e na crítica das formas de produção do espaço. Ainda que o objetivo desta pesquisa não seja desalienar as pessoas de modo direto, o método ora em desenvolvimento constitui um passo a mais na busca pelo reconhecimento dos espaços em que vivemos. A última parte do trabalho é dedicada à apresentação de experimentos com exercícios realizados com três grupos de estudantes. Tais exercícios consistiram em colocar grupos de estudantes para projetar cidades fictícias em sítios que hoje correspondem aos de cidades consolidadas: Belo Horizonte e Sete Lagoas, ambas em Minas Gerais. Os exercícios provaram-se eficientes (reveladores) em ajudar os estudantes, por meio da comparação das representações da cidade real e da cidade projetada, a perceber aspectos do mundo concreto até então difíceis de serem reconhecidos por eles. O reconhecimento do espaço físico, seguido da reaproximação com o ambiente natural é um passo fundamental para a garantia futura da qualidade espacial das cidades.
Abstract: This research is based on the acknowledgment of a paradox: although the tools and techniques of urban planning and design are increasingly sophisticated, the physical environment of most cities goes from bad to worse. Roads built over streams, floods, soil sealing, landslides and other problems related to environmental degradation are progressively recurrent; parks and squares are evermore scarce, noise and visual pollution have intensified more and more, people occupy less and less the public spaces, among other factors. The text starts with a very brief genealogy of the design of cities between the sixteenth and twentieth centuries, which shows: the moment when cities starts to be projected, which projection techniques are the most recurrent and, mainly, the degree of intervention in the cities implementation sites and, finally, their impact on the quality of urban spaces. Because it is a long-term time scale, five iconic exploratory case studies were selected, that is, good representatives of the various stages of the process mentioned above. Therefore, there were chosen: Valletta, in Malta (XVI); Mexico City (XVII), Paris (XVIII), San Francisco (XIX) and Belo Horizonte (XIX-XX), which illustrate, mainly, drastic changes in hydrography and relief. Moreover, these processes, generally predatory, common to the five cities, appear to have contributed decisively to a widespread degradation of their natural environments. For this, visual reconstitutions were made in computational environment of their urbanization processes. Therefore, the dissertation aims to investigate how this condition has consolidated over time and possible ways to combat it. The second part of the text shows an investigation about the ways to highlight the above-mentioned transformations imposed on the natural environment. For this, a series of techniques and visualization resources are presented, through which it is possible to reconstitute urbanization processes in a computational environment. The hypothesis is that this type of visual resource has great potential to aid in the understanding and criticism of the forms of space production. Although the objective of this research is not to directly reverse the alienation from nature, the method now being developed is a further step in the search for recognition of the spaces in which we live. The last part of the work is dedicated to the presentation of experiments with exercises performed with three groups of students. These exercises consisted in placing groups of students to design fictitious cities in places that today correspond to those of consolidated cities: Belo Horizonte and Sete Lagoas, both in Minas Gerais. The exercises proved to be efficient (revealing) in helping students, by comparing the representations of the actual city and the projected city, to perceive aspects of the concrete world hitherto difficult for them to recognize. The recognition of the physical space, followed by the rapprochement with the natural environment is a fundamental step for the future guarantee of the spatial quality of the cities.
Subject: Renovação urbana
Espaço urbano
Cidades e vilas História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-B7FFWP
Issue Date: 12-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
da_aliena__o_ao_reconhecimento___interfaces_para_visualiza__.pdf40.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.