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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Exercícios de mobilização sócio-espacial: o Jogo Oasis
Authors: Lucas Bezerra Alves
First Advisor: Ana Paula Baltazar dos Santos
First Referee: Silke Kapp
Second Referee: Joao Marcos de Almeida Lopes
Third Referee: Lígia Maria Xavier Milagres
Abstract: Essa dissertação de mestrado parte da construção de uma lente teórica que é utilizada como repertório conceitual para análise do Jogo Oasis, método de mobilização cidadã do instituto Elos, organização social de Santos (SP). A partir da aplicação do jogo em dois bairros de Belo Horizonte (Vila Nova Cachoeirinha e Ribeiro de Abreu) no primeiro semestre de 2017, utiliza-se os conceitos de autogestão, autonomia, autoconstrução, autoprodução e auto-organização, sobretudo no que concerne à produção do espaço, para criticar o método e desenvolver apontamentos para novas experiências de mobilização que possam impulsionar a produção de relações sócio-espaciais distintas das relações de dominação típicas do modo de produção capitalista. Tais apontamentos direcionam o processo de pesquisa à busca de uma pedagogia sócio-espacial orientada por sete princípios, inspirada na filosofia de Paulo Freire e nas práticas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Os princípios orientaram uma terceira experimentação, de março a setembro de 2018, no Conjunto Ribeiro de Abreu, que reúne moradores da região em um processo de mobilização com foco na sua continuidade, tendo em vista a possibilidade de emancipação sócio-espacial. Espero, com isso, contribuir com o desenvolvimento de atividades e ferramentas que auxiliem na mobilização inicial de grupos sócio-espaciais, para que se engajem em processos de auto-organização.
Abstract: This Masters dissertation is based on the construction of a theoretical lens that is used as a conceptual repertoire for the analysis of the Oasis Game, a method of citizen mobilization designed by Instituto Elos, a social organization in Santos (SP). From the application of the game in two neighborhoods of Belo Horizonte (Vila Nova Cachoeirinha and Ribeiro de Abreu) in the first semester of 2017, I use the concepts of self-management, autonomy, self-construction, self-production and self-organization, especially regarding the production of space, to criticize the method and to develop pointers for new experiences of mobilization that could impel the production of socio-spatial relations distinct from those of domination, typical of the capitalist mode of production. These pointers head the research process to the search for a socio-spatial pedagogy guided by seven principles, inspired by the philosophy of Paulo Freire and practices of the Theater of the Oppressed, by Augusto Boal. The principles guided a third experiment, from March to September of 2018 in Conjunto Ribeiro de Abreu, which brings together residents of the region in a process of mobilization focused on its continuity, considering the possibility of socio-spatial emancipation. I hope to contribute with the development of activities and tools that help in the initial mobilization of socio-spatial groups to engage in self-organizing processes.
Subject: Espaço urbano
Espaços públicos Aspectos sociais
Educação
Planejamento urbano
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BAGLV8
Issue Date: 19-Dec-2018
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