Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7CTHCY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Soares de Moura Costapt_BR
dc.contributor.referee1Cassio Eduardo Viana Hissapt_BR
dc.contributor.referee2Doralice Barros Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Luciana Teixeira de Andradept_BR
dc.contributor.referee4Ana Clara Torres Ribeiropt_BR
dc.creatorRita Aparecida da Conceicao Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:59:23Z-
dc.date.available2019-08-09T12:59:23Z-
dc.date.issued2008-02-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7CTHCY-
dc.description.resumoA metropolização de alguns centros urbanos estabeleceu novas formas de relacionamento e percepção da cidade. O crescimento urbano, associado ao desenvolvimento tecnológico, atribui outros sentidos para a cidade, novas influências vão se delineando e criando diferentes parâmetros de sociabilidade. Tais parâmetros muitas vezes, se constituem a partir da fruição de produtos midiáticos. Assim, em Belo Horizonte, vemos surgir novos espaços, ou mesmo, antigos locais que se transformam pela apropriação de grupos formados pelo gosto comum por determinados produtos culturais. Este trabalho visa investigar, a partir das manifestações ligadas aos produtos da mídia, como as diversas identidades se constituem no espaço urbano e como estas influenciam na apropriação e nos novos usos que são imputados ao espaço, o que possibilita o surgimento do espaço diferencial, como conceituado por Henri Lefebvre. Nossa abordagem tem como objetivo empírico as manifestações ligadas à black music mais especificamente ao Quarteirão do Soul, movimento que acontece nas tardes de sábado na região central de Belo Horizonte, na Rua Goitacazes entre São Paulo e Curitiba. Nosso trabalho apresenta uma manifestação de apropriação do espaço urbano promovida pela paixão comum por um produto da cultura de massas - a soul music. Dentre as peculiaridades do nosso objeto de pesqusa está o fato de ser um movimento encabeçado por pessoas de baixa renda, vindas das mais diferentes regiões da cidade, na faixa dos 456-50 anos, que se reúnem todos os sábados na área do baixo-centro de Belo Horizonte, apossando-se da calçada e da rua para dançar black music, e também têm espaço como ponto de sociabilidade e de afirmação de sua identidade. O Quarteirão do Soul surgiu como uma forma de se reencontrarem os amigos que freqüentavam os chamados bailes black no centro da cidade nos anos 70 e que com o passar dos anos, forma sendo expurgados para a periferia da cidade. Tal manifestação constitui uma forma de resistência, pois os participantes do Quarteirão do Soul se apropriaram do local sem o aval da prefeitura e também se caracteriza pela afirmação na identidade de seus participantes, que se espelham no discurso de igualdade, na vestimenta e na dança criados pelo movimento soul e na figura do cantor James Brown.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectblack musicpt_BR
dc.subjectformas simbólicaspt_BR
dc.subjectespaço diferencialpt_BR
dc.subject.otherEspaço urbano Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherSimbolismopt_BR
dc.subject.otherSoul (Música)pt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleIdentidade e resistência no urbano: o Quarteirão Soul em Belo Horizontept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rita_aparecida_da_conceicao_ribeiro.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.