Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7K7FLX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Lavouras comunitárias: análise de um programa de desenvolvimento rural sustentável no município de Senhora dos Remédios, MG, Brasil
Autor(es): Flavia Cristina Leao Soares
Primeiro Orientador: Maria Aparecida dos S Tubaldini
Primeiro membro da banca : Jose Antonio Souza de Deus
Segundo membro da banca: Marly Nogueira
Terceiro membro da banca: Erly do Prado
Resumo: As Lavouras Comunitárias, programa criado e desenvolvido em Senhora dos Remédios no ano de 1996, tem como sujeitos os agricultores familiares e camponeses do município e como espaço de reprodução, as comunidades rurais locais. O objetivo do programa é executar o deserwolvimento rural local sustentável sob seus diversos aspectos. Sua realização acontece dentro de uma dinâmica própria e de critérios específicos: pousui como parceiros institucionais a Prefeitura Municipal e a Empresa de Assistência e Extensão Rural - EMATER/MG, bem como parceiros agricultores familiares e camponeses. Embasado nos preceitos da economia solidária, tem como finalidade criar melhores condições de vida para a população das comunidades selecionadas e para os parceiros, com o intuito de se tornar um programa piloto para todo o· Estado. As características sociais, econômicas, ambientais e culturais, também são analisadas de forma diferenciada nesta pesquisa, pelo fato de influenciarem as relações entre as pessoas e o meio. A dinâmica destas características constitui a base do estudo, e as relações socioculturais que se procedem entre camponeses e agricultores familiares apontam a importância destas relações no espaço de estudo, e se tornam um componente diferencial por interferirem na realização e continuidade do programa. Apesar de sua finalidade ser o desenvolvimento rural sustentável, as lavouras comunitárias apresentam problemas que colocam suas metas em questionamento, como por exemplo a forma de gestão centralizada, a pouca autonomia aos parceiros, ou práticas ambientais mais sustentáveis. Entende-se que este constitui um programa para aliviar tensão sobre a terra e minimizar a necessidade básica de alimentação dos agricultores parceiros. Quanto aos resultados, na proposta de desenvolvimento rural sustentável ainda podem ser ampliadas concretizações e realizações, o que acarretaria vigor ao Programa no cumprimento de seus propósitos.
Assunto: Desenvolvimento rural Minas Gerais
Economia solidária Senhora dos Remédios (MG)
Agricultura familiar
Senhora dos Remédios (MG)
Desenvolvimento sustentável Minas Gerais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7K7FLX
Data do documento: 13-Jun-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_cristina_leao_soares.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.