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dc.contributor.advisor1Ana Clara Mourao Mourapt_BR
dc.contributor.referee1Ilka Soares Cintrapt_BR
dc.contributor.referee2Cristiane Valeria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Jorge Xavier da Silvapt_BR
dc.creatorCarla Araujo Simoespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:43:12Z-
dc.date.available2019-08-14T11:43:12Z-
dc.date.issued2009-02-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7SANU6-
dc.description.resumoA tentativa de se obter crescimento econômico com sustentabilidade, como previsto nas agendas internacionais, tem sido a linha norteadora tanto das gestões públicas quanto do setor privado, especialmente nos países em desenvolvimento. Na cidade de Belo Horizonte, a política adotada, que orienta o manejo diferenciado do resíduo da construção civil, se instrumentalizou por meio de um programa que é, atualmente, referência nacional e se torna um bom exemplo para essa discussão. Neste sentido, a pesquisa busca compreender melhor o funcionamento de uma das vertentes do programa - a rede receptora de pequenos volumes composta pelas URPV - a partir da localização de suas unidades. O foco é diagnosticar a adequação da rede, frente aos seus principais usuários, os carroceiros e realizar estudos preditivos e propositivos para a contribuição ao seu melhor desempenho. Para apoiar o desenvolvimento deste trabalho foram aplicados modelos de análises espaciais para mapear áreas que apresentassem impedâncias no acesso dos carroceiros às unidades bem como suas áreas de cobertura de atendimento, simular áreas propensas à ocorrência de deposições irregulares e áreas potenciais para receberem novas instalações. A composição dos mapas se baseou na técnica de Análises de Multicritérios e contou com a colaboração de técnicos do setor e carroceiros, por meio de entrevistas de aplicação do método Delphi. Os resultados obtidos apontaram aspectos positivos e negativos sobre o funcionamento da rede em questão. Grande parte das URPV instaladas no município, além de ser acessível aos carroceiros, se localiza nas proximidades de áreas com significativa propensão aos concentrados de entulho clandestino, fato que tem ajudado a minimizar as práticas irregulares. Contudo, mesmo diante de tal adequabilidade, muitas destas estruturas se encontram na condição de sobrecarregadas e exercendo parcialmente as funções com que foram concebidas. A ausência de triagem do material recebido, por exemplo, resulta em baixos percentuais de entulho reciclado proveniente destas unidades. Neste sentido, acredita-se que a pesquisa poderá adicionar novos elementos e abordagens acerca das avaliações sobre o desempenho desta rede e, com isso, trazer contribuições para o seu funcionamento sistêmico e integrado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduos da construção civilpt_BR
dc.subjectAnálise de multicritériospt_BR
dc.subjectmodelagem espacialpt_BR
dc.subject.otherGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.otherConstrução civil Resíduospt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleEstudo da rede de gerenciamento de pequenos volumes de resíduos da construção civil em Belo Horizonte: uma análise espacial com o apoio do geoprocessamentopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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