Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7TJKXF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Soares de Moura Costapt_BR
dc.contributor.referee1Allaoua Saadipt_BR
dc.contributor.referee2Cassio Eduardo Viana Hissapt_BR
dc.contributor.referee3Regina Horta Duartept_BR
dc.contributor.referee4Roberto Luís de Melo Monte-mórpt_BR
dc.contributor.referee5Vanessa Borges Brasileiropt_BR
dc.creatorFrederico de Paula Tofanipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:08:52Z-
dc.date.available2019-08-09T15:08:52Z-
dc.date.issued2008-09-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7TJKXF-
dc.description.resumoEste estudo consiste em uma contribuição ao conhecimento sobre a produção de um espaço que figura no imaginário nacional com a primeira porção do continente americano visitada por uma armada lusitana e como lugar do idílico porto seguro onde portugueses e americanos experimentaram o seu encontro primordial: a região Extremo Sul da Bahia. Entretanto, contrariamos aqui a quase totalidade da literatura sobre a produção desse espaço e evidenciamos não apenas o papel desempenhado pela cultura européia nesse processo, mas também o de três culturas indígenas denominadas sambaquieira, Aratu e Tupiguarani. E mais, buscamos demonstrar que elas tanto determinaram, direta ou indiretamente, os rumos e os legados da presença portuguesa no Exremo Sul da Bahia quanto mais das feições que a região apresenta hoje. Para tanto, foram identificadas, analisadas, cotejadas, interpretadas e, não raro, re-interpretadas diversas fontes que oferecem subsídios arqueológicos, históricos, etnológicos, lingüísticos, arquitetônicos, urbanísticos, geomorfológicos, ecológicos, cartográficos e iconográficos sobre, primeiro, as dimensões culturais e naturais do espaço do Extremo Sul da Bahia; e, segundo, os conflitos e associações entre diferentes grupos sociais causados pela questão do acesso aos recursos naturais e/ou pelas maneiras como cada um lidava com as suas relações o Outro. Esse esforço foi motivado pela necessidade de enfrentamento de uma série de problemas éticos e científicos decorrentes de juízos acerca da alteridade indígena que datam dos primórdios da presença européia no Brasil. Ou, mais especificamente, de entendimentos que lhes creditaram uma condição ora edênica, ora bestial e que constituíram a matriz da persistente noção de que os indígenas são seres destituídos de razão, cultura, história e desejo. Portanto, este estudo consiste também em um convite para que reflitamos sobre a sintomática condição periférica à que temos relegado nossos ancestrais indígenas na memória, história e patrimônio cultural nacional. Assim, esperamos contribuir para que se faça jus a todas as culturas e grupos sociais que participaram na formação do Brasil e, particularmente, do Extremo Sul da Bahia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.otherÍndios da América do Sul Brasilpt_BR
dc.titleEREJAKASÓ PIÁNG?: as culturas sambaquieira, aratu, tupiguarani e portuguesa e a produção do espaço do Extremo Sul da Bahia, Brasilpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tofani_f__p__erejakaso_piang_2008.pdf124.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.