Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Celio Valadaopt_BR
dc.contributor.referee1Vilma Lucia Macagnan Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee3Rosalina Batista Bragapt_BR
dc.contributor.referee4Janine Gisele Le Sannpt_BR
dc.contributor.referee5Dirce Maria Antunes Suertegaraypt_BR
dc.creatorValeria de Oliveira Roque Ascencaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T12:16:43Z-
dc.date.available2019-08-13T12:16:43Z-
dc.date.issued2009-08-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.otherRelevo Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleOs conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valeria__tesefinal_completa.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.