Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-83LGAR
Type: Tese de Doutorado
Title: Geografias portáteis: arte e conhecimento espacial
Authors: Renata Moreira Marquez
First Advisor: Cassio Eduardo Viana Hissa
First Referee: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Second Referee: Mabe Machado Bethonico
Third Referee: Maria Ivone do Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Ricardo Roclaw Basbaum
Abstract: Uma pintura, um objeto, um poema visual: três mapas. Desinstitucinalizados, tais mapas são inexatos quanto à informação científica na medida em que são absolutamente precisos quanto ao discurso da complexidade territorial, numa sobreposição abrupta da cartografia com a geografia intimamente humana. O conflito de escalas - tão longe, tão perto - mobiliza o clássico ponto fixo do olhar que mede o território de fora dele, num vôo seguro e supostamente imparcial. Mas o novo olho móvel não encontra conforto, permanece numa condição deslocada. Nota-se um esforço de habitar o mapa, de invadir as suas linhas geometrizáveis com o ímpeto do corpo e a sua instabilidade. A partir desse prólogo de imagens, vem a pergunta: como a arte contribui na formação de um conhecimento socioespacial? Como pensar uma geografia que seja também uma prática cultural, e não somente um caminho de instrumetalização do espaço a serviço dos interesses do mercado ou do mapeamento de "recursos" - humanos, não humanos, commodities? Milton Santos refletiu sobre a crise de uma geografia que deveria se tornar quantitativa para ser utilitarista. Então, de que qualidades culturais e papéis sociais poderemos falar?
Subject: Epistemologia Arte
Paisagens na arte
Geografia na arte
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-83LGAR
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geografias_portateis.pdf5.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.