Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-85ZEW7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Valoração florestal através de modelagem da rentabilidade da extração de castanha-do-brasil em Madre de Dios, Peru
Autor(es): Felipe Santos de Miranda Nunes
Primeiro Orientador: Britaldo Silveira Soares Filho
Primeiro membro da banca : Sergio Donizete Faria
Segundo membro da banca: Ricardo Alexandrino Garcia
Terceiro membro da banca: Lúcia Helena de Oliveira Wadt
Resumo: A exploração da castanha-do-brasil em regiões com vocação para o extrativismo tem sido apontada como uma estratégia para conciliar desenvolvimento sustentável e preservação de ecossistemas florestais na Amazônia. A importância econômica da venda da castanha para as comunidades rurais reforça o potencial do extrativismo como uso econômico florestal sustentável. Este estudo busca valorar a floresta do Departamento de Madre de Dios, Peru, estimando a rentabilidade potencial da extração e comercialização de castanha-do-brasil, com base no usuário da terra, sob diferentes cenários de preços e manejos, através de um modelo espacialmente explícito, que integra parâmetros de distribuição espacial, produtividade e variáveis econômicas da cadeia produtiva da castanha-do-brasil para a região. Estimou-se uma produção média anual de 16,31 mil toneladas de castanha com rentabilidade potencial anual de até $10,20 por hectare para produção de castanha certificada (com base nos preços médios de 2008) para as regiões de concessões de castanha-do-brasil em Madre de Dios, que abrangem uma área de aproximadamente 1 milhão de hectares. Projetos REED poderiam ser uma fonte promissora de recursos para investir na cadeia de castanha-do-brasil certificada, o que agregaria mais valor e elevaria a rentabilidade do usuário da terra.
Assunto: Castanha Peru
Produtividade florestal
Peru
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-85ZEW7
Data do documento: 5-Mar-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_final.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.