Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8CEJE6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Distribuição espacial dos equipamentos turísticos como subsídio para a indicação de locais ótimos para a construção de um Centro de Convenções em Belo Horizonte-MG
Autor(es): Renata Hungari de Oliveira
primer Tutor: Ana Clara Mourao Moura
primer miembro del tribunal : Ilka Soares Cintra
Segundo miembro del tribunal: Jorge Xavier da Silva
Resumen: A dissertação visou a identificação de áreas ótimas para a implantação de um Centro de Convenções em Belo Horizonte, através da compreensão dos fatores que influenciam em sua localização. A identificação destas áreas demandou a compreensão das variáveis que influenciam na localização de um equipamento turístico de grande porte, bem como a complexidade de suas inter-relações. Como consequência do entendimento da lógica de apropriação por equipamentos turísticos, e a partir do entendimento desta lógica para a identificação de cenários preditivos com a indicação de locais ótimos, o resultado foi a indicação de áreas potenciais para a construção de um Centro de Convenções em Belo Horizonte. O tema do projeto foi escolhido a partir da constatação do potencial de crescimento do turismo de negócios e eventos em Belo Horizonte e o acelerado surgimento de empreendimentos hoteleiros sem que a demanda por estes empreendimentos acompanhasse seu crescimento. Compreender a distribuição espacial de elementos em um ambiente urbano exigiu um olhar amplo, capaz de identificar e relacionar os inúmeros processos sociais, históricos, culturais, econômicos e ambientais que atuam na definição deste ambiente, considerando não somente as variáveis como também as complexas relações entre elas. Foram caracterizadas e localizadas as infra-estruturas turísticas e de apoio ao turismo tais como oferta de serviços públicos e privados, a estrutura urbana e o detalhamento de infra-estrutura básica, condições de acessibilidade, segurança pública, propriedade da terra e identificação de áreas com dimensões mínimas para o empreendimento e com condições de transformação do uso do solo em virtude das demandas naturais do empreendimento. A análise de tantas e tão complexas variáveis exigiu de ferramentas que auxiliaram na compreensão do espaço de maneira holística, por procedimentos de modelagem espacial, álgebras de mapas e análise exploratória de dados espaciais.
Asunto: Economia ambiental
Turismo
Centros de convenções Localização
Centro de convenções Construção
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8CEJE6
Fecha del documento: 3-feb-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
disssertacao_renata_hungari.pdf21.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.