Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MSMR-729NWT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Eficácia antinociceptiva e antiedematogênica do ultra-som terapêutico (modo pulsado) na resposta inflamatória aguda, em ratos
Autor(es): Natascha Savernini Lopes
Primeiro Orientador: Maria Salete de Abreu Castro
Primeiro membro da banca : Igor Dimitri Gama Duarte
Segundo membro da banca: Leani Souza Maximo Pereira
Resumo: O ultra-som terapêutico (USt) é um dos muitos agentes eletrofísicos usados por Fisioterapeutas com objetivo de reduzir esta incapacidade funcional associada ao processo inflamatório. Na prática clínica o USt vem sendo frequentemente utilizado, promovendo alivio da dor e restabelecendo a mobilidade articular. No entanto, os benefícios percebidos na clínica com a aplicação deste recurso não possuem comprovação científica. Os achados da literatura são controversos a respeito da eficácia do USt sobre o tecido in vivo. Para resgatar uma importante ferramenta terapêutica o presente estudo teve como objetivo a verificação da eficácia terapêutica do USt modo pulsado em um quadro inflamatório agudo induzido pela injeção i.pl. de CG, em ratos. Nossos resultados demonstram que a aplicação do USt pulsado promoveu um efeito de redução da hiperalgesia térmica avaliada pela Placa Quente-Modificada e a diminuição pletismométrica do volume da pata. Além disto, verificou-se a existência de um efeito hiponociceptivo tardio observado na 24ª hora, ou seja, 20 horas após a ultima aplicação. Concluímos que o USt continua sendo uma importante recurso no tratamento de processos inflamatórios agudos, porém, seu efeito parece ser específico para determinadas condições. Mais pesquisas esclarecendo seu mecanismo de ação são necessárias para direcionar a utilização criteriosa.
Assunto: Ultra-som Uso terapêutico
Terapia por Ultra-som
Rato
Inflamação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MSMR-729NWT
Data do documento: 20-Set-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_natascha_savernini_lopes.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.