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dc.contributor.advisor1Livia de Castro Magalhaespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Claudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Marcia Bastos Rezendept_BR
dc.contributor.referee3Leandro Fernandes Malloy Dinizpt_BR
dc.creatorGisele Eleuterio de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:01:54Z-
dc.date.available2019-08-12T23:01:54Z-
dc.date.issued2008-12-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MSMR-7WVPWL-
dc.description.abstractPreterm children with low weight are more susceptible to disorders or delays in their development. Environmental factors can aggravate or attenuate the effects of the biological risk factors on the short- and long-term developmental outcome of those infants. The aim of the present study was to examine the relationships between the birth weight, environmental factors, and motor and cognitive development of preschool children. A cross-sectional and descriptive study of a sample of infants born with weight 1,500 grams in the city of Divinópolis, Minas Gerais, Brazil, was conducted considering the years of 2001 and 2002. Measures of motor and cognitive performance, as well as the quality of the home environment were compared between these infants and full terms with adequate weights. The motor performance was evaluated by the Movement Assessment Battery test for Children (MABC) and the parents answered the Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ) Brazil. Cognitive skills were assessed by the vocabulary and cube tests of the Weschsler Intelligence Test for Children llI (WISC), whereas the quality of the home environment was evaluated by the Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) scale. In addition, the teachers answered the Swanson, Nolan and Pelham IV Scale (SNAP IV). Before data collection, inter-examiner reliability . was investigated using intra-class correlation coefficients (ICCs). Mann-Whitney U and Chi-Square tests were employed to investigate differences between the groups and Spearman correlation coefficients were calculated to examine the associations between the total results and the most relevant variables. Significant differences between the groups were found in all variables except for the MABCs manual dexterity and balance as well as the hyperactivity domain of the SNAP IV. The group with appropriate weight showed higher scores in the HOME and overall better performance on all measures. High correlations were found between the birth weight, HOME, and the motor and cognitive test scores. The findings reaffirmed the both the importance of follow-up programs for children with low birth weight up to school age and the relevance of the quality of the home environment for childrens development.pt_BR
dc.description.resumoCrianças prematuras e de baixo peso estão mais sujeitas a apresentar distúrbios ou atraso no desenvolvimento. Fatores ambientais podem agravar ou atenuar o efeito dos fatores de risco biológico, no desfecho, a médio e longo prazo, do desenvolvimento dessas crianças. O objetivo do presente estudo foi examinar a relação entre baixo peso ao nascimento, fatores ambientais e o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na idade pré-escolar. Estudo transversal e descritivo de uma amostra de crianças nascidas com peso igual e abaixo de 1.500 gramas no município de Divinópolis/MG, nos anos de 2001 e 2002. Foram comparados os desempenhos motor e cognitivo e a qualidade do ambiente domiciliar das crianças, com pares a termo e com peso adequado ao nascimento. O desempenho motor foi avaliado por meio do teste Movement Assessment Battery for Children MABC e os pais responderam ao Developmental Coordination Disorder Questionnaire DCDQ Brasil; o desempenho cognitivo foi avaliado pelas provas de vocabulário e de cubos do Weschsler Intelligence Test for Children III WISC; a qualidade do ambiente domiciliar foi avaliada pelo Home Observation for Measurement of the Environment HOME, além disso, os professores responderam ao Swanson, Nolan and Pelham IV Scale - SNAP IV. Antes da coleta de dados, foi checada a confiabilidade entre examinadores, com uso do coeficiente de correlação intra-classe (ICC). Os testes não paramétricos de Mann-Whitney e Qui-Quadrado foram usados para comparação entre os grupos e o coeficiente de correlação de Spearman para examinar a associação entre os resultados totais e as variáveis mais relevantes. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, com pontuação mais alta no HOME e melhor desempenho em todos os testes para o grupo de peso adequado, com exceção das áreas de destreza manual e equilíbrio do MABC e nos escores relacionados à hiperatividade do SNAP IV. Alta correlação foi encontrada entre peso ao nascer, HOME e os resultados dos testes motores e cognitivos.Os resultados reafirmam a importância dos programas de seguimento da criança de baixo peso até a idade escolar e apontam a relevância da qualidade do ambiente domiciliar para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaixo peso ao nascimentopt_BR
dc.subjectDesempenho cognitivopt_BR
dc.subjectAmbiente domiciliarpt_BR
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.subjectPré-escolarpt_BR
dc.subjectRecém-nascido pré-termopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.otherRecém-nascidos Peso baixopt_BR
dc.subject.otherRecém-nascidos Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherMedicina de reabilitaçãopt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherPré-escolarpt_BR
dc.subject.otherCrianças Desenvolvimentopt_BR
dc.titleRelação entre baixo peso ao nascimento, fatores ambientais e o desenvolvimento motor e cognitivo na idade pré-escolarpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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