Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/NCAP-AT6F4V
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel Cristina Barbosa de Britopt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Coelho Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Colares Mendespt_BR
dc.creatorElis Medrado Vianapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:26:32Z-
dc.date.available2019-08-14T11:26:32Z-
dc.date.issued2017-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/NCAP-AT6F4V-
dc.description.abstractIn this work, the rural youth takes part in a debate on the processes that lead to recognition of the central role young people have in community life and assertion of rights. This group seeks to be recognized as protagonists of their own history, opposing ideas that associate youth to a transitional stage of life. Particularly, rural youth must break paradigms that undervalue country practices in favor of urban groups. Education is one of the many categories used to set apart rural from urban youth. The lack of courses focused on peasant life and the low quality of education in the countryside are obstacles for young people to stay in their communities. Motivations for youth engagement and the analysis of their formative and transformative practices are approached here in a way that contributes to understanding rural youth as a social actor. Through observation of courses, meetings and events in Alto Rio Pardo, fieldwork, questionnaires and interviews, it was possible to analyze youth participation in the territory and in discussions about the youth, the rural and education. Within Alto Rio Pardo, the municipality of Rio Pardo de Minas stands out for numerous youth-led activities and large presence of young people in rural courses at the four Federal Universities in the state of Minas Gerais which offer them. In addition, the municipality maintains an Agricultural Family School, which is the locus of this research as it helps young people achieve sociopolitical recognition. The research has also shown how youth practices contribute to the defense of land rights and to ensuring their identity as traditional geraizeira communities. Youth engagement in social movements, as well as in peasant and community issues, have been creating new formative spaces, increasing the permanence of young people in rural areas through formative practices such as rural schools. Educational processes that lead to youth and community participation in the countryside are therefore increasingly encouraged and desired.pt_BR
dc.description.resumoA juventude do campo entra em debate nesse trabalho a partir da análise dos processos que favorecem à juventude campesina reconhecer-se como sujeito social e assumir seu papel na vida comunitária que direciona suas ações para a afirmação de direitos. A juventude é um segmento que busca reconhecimento como protagonista em suas histórias, rompendo com paradigmas que os colocam como uma etapa em transição. Aos jovens do campo cabe ainda romper com os paradigmas que diferenciam e inferiorizam suas populações em contraposição àquelas que estão nos centros urbanos. Uma das maiores diferenciações que separa os jovens do campo dos da cidade é a educação. A dificuldade de inserção da juventude do campo em cursos voltados para a campesinidade e a baixa qualidade do ensino que chega às comunidades campesinas representa obstáculo para a permanência dos mesmos em suas comunidades. As motivações para atuação da juventude e análise de seus processos formativos e caminhos percorridos para buscar possibilidades de transformação da realidade são abordadas de forma que contribuam para a compreensão da juventude do campo como sujeito social. Por meio de observação em cursos, reuniões e eventos no Alto Rio Pardo, visitas a campos, aplicação de questionários e realização de entrevistas, foi possível analisar a participação juvenil no território e nas discussões voltadas para seu segmento, para o campo e para a educação. Dentro do Alto Rio Pardo, destaca-se ainda o município de Rio Pardo de Minas por sua expressividade de atuação juvenil e de inserção de jovens nos cursos da Educação do Campo nas quatro universidades federais do Estado de Minas Gerais que o oferecem e pela manutenção da Escola Família Agrícola no território; sendo este o lócus de pesquisa e de aprofundamento da juventude como sujeito sociopolítico. Assim como a educação do campo, foi possível perceber outros elementos importantes, a partir da participação social da juventude, que são o papel e a trajetória dos jovens nesses processos e contextos em busca da defesa do território, na afirmação identitária como comunidade tradicional geraizeira. A inserção juvenil em movimentos sociais e articulações em torno de questões campesinas e nas comunidades vem ampliando os espaços formativos e as formas de contribuir e permanecer na zona rural por meio de processos formativos, especialmente pela educação do campo. Os processos de formação que incentivam a participação comunitária e juvenil no campo é cada vez mais desejada e incentivada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeraizeiros Participaçãopt_BR
dc.subjectJuventude do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subject.otherJuventude ruralpt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.titleJuventudes do campo: a construção de sujeitos sociopolíticos e a afirmação de direitospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final_elis.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.