Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5TENGW
Type: Tese de Doutorado
Title: Escola tá bravo... bravo, escola!: acesso à informação fora da escola e construção dos conhecimentos escolares em sala de aula
Authors: Tania de Freitas Resende
First Advisor: Luciola Licinio de C P Santos
First Referee: Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Second Referee: Maria das Mercês Ferreira Sampaio
Third Referee: Magdah Becker Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Abstract: Nesta pesquisa se busca analisar as relações entre o acesso à informação fora da escola, facilitado pela difusão dos meios de comunicação e dos recursos informáticos, e o processo de construção dos conhecimentos escolares que se realiza por meio da interação entre professoras e alunos em sala de aula, em turmas dos anosiniciais do Ensino Fundamental. O objetivo final é contribuir para a discussão sobre o papel da escola e os desafios por ela enfrentados, no contexto das complexas transformações sociais e culturais vivenciadas na atualidade. O trabalho se baseia em pesquisa de caráter qualitativo, incorporando contribuições das teorias críticas do currículo, da sociologia interacionista e dos estudos etnográficos em educação. Os sujeitos da pesquisa são as professoras e alunos de duas turmas que, no ano de 1999, cursavam a 3ª série do Ensino Fundamental em escolas privadas de Belo Horizonte/MG. Buscou-se, por meio da pesquisa, coletar dados sobre o acesso desses alunos a informações fora da escola, as interações em sala de aula, as relações entre os dois processos e as perspectivas dos atores. Para isso, foram utilizadosos seguintes procedimentos metodológicos: observações diretas intensivas; entrevistas com alunos e educadoras; aplicação de questionário aos alunos. A análise realizada permite levantar algumas questões sobre o acesso à informação fora da escola, discutindo suas implicações no processo de socialização infantil. Destacam-se as relações entre herança cultural e utilização dos diferentes veículos de informação. Nesse sentido, questiona-se a suposta democratização desaberes promovida por esses veículos, localizando-os em um cenário de desigualdades sociais que se reproduzem no tocante ao acesso à informação. O estudo das dinâmicas interativas existentes nas duas turmas e, especialmente, das situações de emergência de informações obtidas pelas crianças fora da escola, possibilita reconhecer as interações em sala de aula como configurações culturais singulares, mas ao mesmo tempo delimitadas por fatores comuns, decorrentesda própria natureza da educação escolar. Compõe-se, assim, um quadro interpretativo a partir do qual se pode compreender as relações entre currículo escolar e informações extra-escolares na sala de aula. Tal estudo permite também problematizar a especificidade da ação da escola nos processos de transmissão cultural, levantando alguns elementos que parecem característicos dessa ação. Reflete-se, ainda, sobre a complexidade que, sendo inerente ao trabalho escolar, vem-se intensificando em virtude das transformações sociais e culturais que afetam os processos educacionais. Ao final desse trabalho a escola se revela, não como instituição fossilizada, mas como espaço-tempo cultural e social específico, no qual se realizam, em parte, a produção e a reprodução da vida, da cultura, da sociedade, no jogo contraditório entre interesses divergentes, entre mudanças e permanências, entre opassado, o presente e o futuro.
Subject: Informática na educação
Alfabetização
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5TENGW
Issue Date: 23-Jan-2003
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_vol_i_nov_2012_encadernada_para_biblioteca.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
tese_vol_ii_nov_2012_encadernada_para_biblioteca.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.